Confirmada Comissão de Programa Olímpico para a Canoagem

Comissão avaliará canoagem / Foto: Divulgação FIC

Rio de Janeiro - Aconteceu nos dias 29 e 30 de março em Lausanne, Suíça, a reunião da Diretoria Executiva da Federação Internacional de Canoagem (FIC).

José Perurena, presidente da FIC e membro do Comitê Olímpico Internacional (COI), implantou a Comissão de Programa Olímpico da Canoagem para garantir que a FIC aprimore o ranking do esporte de acordo com a avaliação do COI e mantenha o número atual de atletas, medalhas e eventos.
 
A comissão irá desenvolver critérios baseados nas principais mensagens do COI para a avaliação do Programa Olímpico da Canoagem, o qual será realizado ao longo dos próximos 24 meses com uma abordagem inclusiva que consulte todos os interessados. 
 
A comissão é composta de seis membros: Cecilia Farias (ARG), Mario Santos (POR), Jean-Michel Prono (FRA), Lluis Rabaneda Caselles (ESP), Frank Garner (CAN) e o diretor, Thomas Konietzko (ALE).
 
Eles também avaliarão cada modalidade da canoagem a partir de uma perspectiva do Programa Olímpico e buscarão aumentar o Programa Olímpico para 2020, 2024 e 2028.
 
Perurena disse, "Esta comissão é importante para o futuro de nosso esporte. É a chave para continuarmos a envolver inteiramente o esporte e encontrar maneiras de melhorá-lo".
 
Christophe Dubi, Diretor Executivo do COI para Jogos Olímpicos, também esteve presente na reunião e apresentou uma visão dos Jogos para a Diretoria da FIC.
 
Dubi falou sobre como o esporte precisa se certificar de que se manterá relevante para a sociedade moderna, e priorize sua participação e visibilidade no apoio de sua excelência esportiva. 
 
Ele também falou sobre modelos de financiamento e desenvolvimento de produtos (modalidades) com uma proposta de valor, particularmente para as modalidades não-olímpicas. Além disso, ele falou sobre a importância de caminhos alternativos para as Olimpíadas com base em outros Jogos multi-esportes, como por exemplo os Jogos Mundiais.
 
Continuando o tema, Duisburg (ALE) foi selecionada como o local da segunda Classificação Olímpica da Canoagem Velocidade para os Jogos Olímpicos Rio 2016.
 
O evento provavelmente acontecerá em maio de 2016 em conjunção com a Copa do Mundo de Canoagem Velocidade, sendo a primeira oportunidade de classificação para os Jogos acontecendo no Campeonato Mundial de Canoagem Velocidade 2015, marcado para Milão, Itália.
 
 
Candidaturas Vencedoras
 
Os seguintes Campeonato Mundiais da FIC também foram selecionados após o conclusão do processo de seleção.
 
Montemor-o-Velho, em Portugal, sediará o Campeonato Mundial de Canoagem Velocidade 2018; e Plovdiv, na Bulgária, o Campeonato Mundial de Canoagem Velocidade Junior & Sub-23 2018.
 
O Campeonato Mundial de Canoagem Slalom Junior & Sub-23 2017 acontecerá em Cunovo, Eslováquia.
 
O Campeonato Mundial de Canoagem Maratona 2018 irá acontecer em Prado-vila Verde, Portugal.
 
Caiaque Polo está marcado para Welland, Canadá, em 2018, mesmo local usado para a realização do Campeonato Mundial de Canoagem Velocidade Junior & Sub-23 do ano passado.
 
Por fim, Taiti irá sediar seu primeiro campeonato mundial da FIC, o Campeonato Mundial de Canoagem Oceânica 2015.
 
Também foi confirmado que haverá um aumento para seis etapas a Copa do Mundo de Canoagem Slalom em 2016.
 
A próxima reunião da Diretoria Executiva será realizada no final deste ano em conjunto com o Congresso da FIC 2014 que acontece de 3 a 9 novembro, em Varsóvia, na Polônia.

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook