Atletas da Colômbia confirmam na CIMTB Levorin e deixam disputa mais acirrada
São João del-Rei - São João del-Rei já está se preparando para receber grandes disputas na segunda etapa da CIMTB Levorin entre os dias 13 e 15 maio. Atletas da Colômbia já confirmaram presença e prometem deixar a briga acirrada na UCI Junior Series XCO.
Dentre os corredores do país vizinho está o terceiro melhor no ranking mundial júnior da União Ciclística Internacional (UCI), Wilson Peña de 18 anos. Primeiro lugar no Pan-Americano Junior de 2016, em Catamarca na Argentina, o atleta, que conquistou a prata em 2015 em São João del-Rei, promete que irá deixar a luta mais difícil.
“Desde 2016, iniciei minha preparação com o objetivo de chegar ao Campeonato Mundial na República Checa. Estivemos no Chile, na Copa Lippi, onde consegui o primeiro lugar, depois na Argentina no Campeonato Pan-Americano, fui o campeão da América. Agora, viajo para a Califórnia, nos Estados Unidos, para outra competição, e depois para a CIMTB Levorin. Todas estas provas são fundamentais para a preparação do Mundial”, afirmou Wilson.
Segundo o atleta, este ano a luta na CIMTB Levorin será pelo lugar mais alto do pódio. “A estratégia é dar o melhor de mim, pois a minha preparação neste segundo ano na categoria Júnior tem sido muito boa. Vamos pela medalha de ouro e os pontos da UCI”, disse.
Além de Wilson, o atleta Juan Sebastián Guerreiro, vice-campeão da categoria cadetes do Pan-Americano, estará na disputa pela categoria sub-17 e Jonathan Cantor na Sub-15. Segundo o treinador, Pablo Mazuera, a CIMTB Levorin é uma excelente oportunidade para os atletas elevarem o nível técnico. “Escolhemos a CIMTB Levorin devido à excelente organização, pois ouvimos falar muito bem e além disso, está inscrita na UCI Junior Series XCO. O evento ajuda nossos atletas a elevarem o nível competitivo, pois há corredores de diferentes países da América Latina. Espero encontrar novamente a melhor copa de mountain bike da América”, disse.
O brasileiro Mario Couto foi campeão da categoria Júnior na etapa de Araxá e pretende manter a liderança em São João del-Rei. “É um imenso prazer poder participar de uma competição de tão alto nível como a CIMTB Levorin. Terei a chance de competir mais uma vez com Wilson Peña e espero ter uma melhor sorte. No Pan-Americano da Catamarca, estava fazendo uma grande prova na terceira colocação, perto dos líderes colombianos, quando meu pneu deslocou ao passar em uma pedra. Acredito que a vinda de um atleta que é o terceiro do mundo vai enriquecer ainda mais a categoria júnior na CIMTB Levorin e tornará a disputa eletrizante. Sei que será difícil, mas estou focado para repetir a vitória que obtive em Araxá”, disse.