Brasil Ride leva desenvolvimento à Chapada Diamantina

Belo visual da competição / Foto: Bruno Senna / Divulgação

Rio de Janeiro - O Brasil Ride, mais importante ultramaratona de mountain bike das Américas, será realizada durante sete dias na Chapada Diamantina, no interior da Bahia. A quarta edição ajuda no desenvolvimento da região, alavancado pelos impactos econômico e social. A competição começa no sábado (19) e segue até o dia 26 de outubro, entre as cidades de Mucugê e Rio de Contas, com 565 km de trilhas.

Além dos 250 atletas de 24 estados do Brasil e de outros 19 países, como África do Sul, Alemanha, Argentina, Canadá, Estados Unidos, Holanda, Nova Zelândia e Suíça, a competição envolve um grande staff, formado por mais de 500 pessoas dedicadas à produção, iniciada em setembro. "São 50 dias ao todo entre montagem e desmontagem, nos períodos pré e pós evento", afirma Mário Roma, organizador da competição que tem seis categorias: masculina, feminina, mista, masters (acima de 40 anos), grand masters (mais de 50 anos) e american, apenas para ciclistas do continente americano. 
 
"É notório o desenvolvimento social e econômico verificado desde a primeira edição do Brasil Ride em 2010. Em termos econômicos, as duas cidades que recebem o evento têm 100% de ocupação na rede hoteleira. A utilização da mão de obra local garante oportunidades de emprego e renda, diretas e indiretas. O ciclismo, especificamente, ajuda a difundir o esporte na região. Quando começamos haviam apenas duas operadoras de turismo com atividades de mountain bike. Hoje, há dezenas na região", revela Mário Roma.
 
Durante dez dias, 15 mecânicos da Shimano estarão no local. São os chamados Anjos Azuis, que prestarão o serviço de manutenção na área de Suporte Neutro. Uma grande tenda é montada com técnicos especializados em diferentes áreas como suspensões, rodas, pneus e outros componentes. Uma ação gratuita para todos ciclistas. 
 
"O Suporte Neutro é um show à parte. Montamos uma estrutura completa com toda linha de equipamentos e ferramentas especiais, além do caminhão e de dezenas de técnicos com o uniforme azul da Shimano. Essa é nossa principal ação no Brasil Ride, que acaba chamando atenção da população local e da mídia pelo trabalho dedicado e boa disposição em atender desde as necessidades dos atletas, até pedidos de fotos com o público local", explica o gerente de marketing Shimano Latin America, Alexandre Okazaki.
 
Homologada pela UCI (União Internacional de Ciclismo) e somando pontos no ranking mundial da modalidade, a quarta edição do Brasil Ride é aguardada com grande expectativa pela organização. "A projeção é a melhor possível, pois teremos pela primeira vez em solo brasileiro a presença de um campeão olímpico e de campeões mundiais de mountain bike, atletas que são referências e que colaboram com o desenvolvimento do esporte no Brasil", analisa Mario Roma.
 
Entre os atletas citados, está o holandês Bart Brentjens, primeiro campeão olímpico de mountain bike (Atlanta 96), e outros ídolos como o suíço Christoph Sauser, bicampeão mundial de Maratona MTB (XCM) e a norte-americana Rebecca Rusch (campeã mundial das 24 horas de MTB), conhecida entre os amantes do esporte como a "rainha da dor".

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 

Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook