Rodrigo Nascimento: no pódio em Brasileiros desde 2012

Rodrigo se emociona ao receber medalha de campeão brasileiro / Foto: Luis Cláudio Antunes / Bike 76 / CBC

Joinville - O ciclista Rodrigo Nascimento, da Equipe de Ciclismo de Ribeirão Preto (São Francisco Saúde / Powerade / SME), é o maior medalhista dos últimos cinco anos em campeonatos brasileiros. Com o título do contrarrelógio, conquistado na última sexta-feira, 24, em Joinville, ele chegou à marca de cinco medalhas de 2012 para cá.
 
Ele também é o único ciclista desse período a vencer as provas de contrarrelógio e resistência na estrada. “A sensação de ser o principal medalhista é ótima, pois me dedico integralmente ao esporte e de forma profissional e metódica, sempre almejando grandes conquistas”, disse Nascimento.
 
O atleta destaca que a o trabalho da equipe é fundamental para essas conquistas no nacional, não importa a prova. “Por exemplo, um bom time, na estrada, consequentemente gera bons resultados. Nós temos um bom time. Já na crono, devo muito aos mecânicos e ao técnico da nossa equipe, o Marcelo Donnabella. Eles deixam tudo preparado para chegarmos lá e fazer o melhor tempo”, destaca.
 
As medalhas de Nascimento foram duas de ouro (2016 contrarrelógio / 2013 estrada), uma de prata (2014 contrarrelógio) e duas de bronze (2015 contrarrelógio / 2013 contrarrelógio). Para ele, não existe o pódio mais importante.
 
“Todas têm a sua importância diferente. Foram conquistadas com muita dedicação”, disse o ciclista que, junto com Luis Carlos Tavares, são os que mais têm medalhas no contrarrelógio desde 2012, quatro no total.
 
Apesar do destaque nacional nos últimos anos, Nascimento não chegou a ser convocado nenhuma vez na carreira para a Seleção Brasileira. Ele se intitula como corredor de provas de um dia, tais como a equipe do Brasil costuma disputar em Olimpíadas, Jogos Pan-Americanos e campeonatos sul-americanos.
 
Equipe entre as melhores - As estatísticas apontam que o time ribeirão-pretano conquistou medalhas em todas as edições do Brasileiro desde 2013. Na contrarrelógio, por exemplo, Ribeirão lidera, com quatro medalhas e nas provas de estrada, são mais três pódios.
 
 “A Equipe tem esse resultado graças ao Rodrigo. As medalhas no contrarrelógio são todas dele. Todo atleta tem um pico durante o ano, o pico dele é no Brasileiro. Ele se prepara intensamente para a competição”, disse o técnico Marcelo Donnabella, que está no time há seis anos.
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 

Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook