12º Desafio Praias e Trilhas agita Florianópolis

Prova desafia atletas em duas maratonas em meio a belos cenários na Ilha de Santa Catarina / Fotos: Foco Radical/Eco Floripa/Divulgação

Florianópolis  – Considerada a prova de trail run mais difícil do Brasil, o Desafio Praias e Trilhas chega a sua décima segunda edição neste final de semana com as disputas do evento na paradisíaca Florianópolis. A capital catarinense recebe dezenas de eventos outdoors e já se consolidou como o cenário perfeito para a realização de eventos deste porte.
 

Durante os próximos dois dias, aproximadamente duzentos ultramaratonistas terão pela frente 84km, o equivalente a duas maratonas, em um percurso que atravessa a Ilha de Santa Catarina de Sul a Norte.

Com largada na Caeira da Barra do Sul, às 7h deste sábado, 17, os primeiros 42km são compostos por 21km de areia, 14,8km de trilhas e 5km de estradas, atravessando o Sul da Ilha por Naufragados, Pântano do Sul, Lagoinha do Leste, Armação, Campeche e Joaquina. No domingo, 18, os competidores retomam a prova rumo ao Norte da Ilha para mais 42km de muita aventura. Serão 21,6km de areia, 17,2km de trilhas, 1,6km de estradas, 0,9km de dunas e 0,9km de costão, passando por Joaquina, Praia Mole, Barra da Lagoa, Moçambique, Santinho, Ingleses, Praia Brava e Ponta das Canas, local da chegada.
 
Nessa edição, dois grandes nomes confirmaram presença na prova. Os atuais campeões e recordistas do Praias e Trilhas, Manuel Lago (RJ) e Débora Simas (SC), tentam manter os títulos de campeões do Desafio Praias e Trilhas.
 
Bicampeão do evento, o carioca Manuel Lago estabeleceu a incrível marca de 8h26min47seg na última edição do Praias e Trilhas, cravando pouco mais de 4h no primeiro dia e 4h25min na segunda etapa. Já entre as mulheres, a briga para tirar o reinador de Débora Simas será bem concorrida. Local de Floripa, a ultramaratonista conhece bem o percurso. Não à toa, a catarinense é a atual octacampeã do evento e chega com status de favorita para vencer mais uma vez a competição.
 
Prova de superação e de solidariedade: Não é qualquer atleta que é capaz de correr 84km em apenas dois dias. Se superar uma maratona já é tarefa para poucos, o que dizer de ter que completar duas com pouco espaço de descanso e ainda mais enfrentando os desafios da natureza. Por isso, o Praias e Trilhas é reconhecida como uma prova de superação, que testa os atletas a todo momento.
 
E em provas como essa é possível encontrar muitas histórias marcantes, como a do paranaense Wilson Duarte. O corredor de Londrina está em Floripa por uma causa nobre. Cada quilometro percorrido será vendido e a renda toda será destinada ao Centro de Apoio à Pessoa com Câncer de Londrina. A ideia é que o atleta consiga arrecadar pouco mais de R$7.000,00, que serão inteiramente doados para o centro.
 
Wilson Duarte já participo do Desafio Praias e Trilhas e escolheu novamente a prova para realizar a ação. Em um relato ele explica a emoção que é superar o desafio dos 84km. “O melhor do Desafio Praias e Trilhas é o pós-prova. Não tem dinheiro no mundo que pague esse prazer. Testamos realmente nosso limite. Nossas forças físicas, espirituais e mentais são postas a prova e no final só os fortes sobrevivem. Sou feliz e agradecido a Deus por ter essa força”, comenta.
 
Veja Também: 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook