13º Desafrio Urubici movimenta turismo da região

Em 2015, evento esportivo arrecadou R$ 1 milhão para a rede hoteleira e gastronômica da cidade catarinense / Foto: Gabriel Heusi/Eco Floripa

Florianópolis - Procurada por fãs de neve, clima de montanha e paisagens incríveis, Urubici é um dos principais destinos escolhidos pelos turistas neste inverno inesperadamente mais gelado do que o dos últimos anos.
 
Localizada na Serra Catarinense, a cidade possui atrações como o Morro da Igreja, que faz parte do território do Parque Nacional de São Joaquim, onde se encontra a Pedra Furada, rocha com uma fenda central de 30 metros de diâmetro, cenário de famosas fotografias.
 
O frio é o grande atrativo de Urubici nesta temporada. Há quatro dias os termômetros marcaram -5ºC, com sensação térmica de -20ºC em algumas regiões da cidade. Mas não é somente a atmosfera quase europeia de Urubici que atrai milhares de pessoas nesta época do ano. O município serrano é também, há 13 anos, a sede do Desafrio Urubici, uma das mais tradicionais corridas de montanha do Brasil. Com percursos de 45 km, 22 km e 10 km, além da categoria infantil com 2 km, a prova será disputada às 7h30 do dia 18 de junho.
 
O evento, que entrou para o calendário turístico de Urubici, costuma lotar a rede hoteleira e gastronômica da cidade todo ano. “No ano passado ocupamos 100% dos quartos de hotel, pousadas e restaurantes”, conta Carlos Duarte, diretor geral da Eco Floripa, empresa que realiza o Desafrio todo ano. A receita gerada para o município bateu a casa de R$ 1 milhão, segundo a Secretaria de Turismo.
 
“Nosso hostel lota todo ano com o Desafrio Urubici e o mesmo acontece com a maioria dos meus concorrentes, mas o impacto não é somente no fim de semana do evento, porque os atletas costumam voltar em outras épocas do ano para treinar ou para passear com a família”, conta Sérgio José de Lima, 57, proprietário do Hostel Urubici e ex-secretário de turismo do município. “A corrida é uma vitrine para a nossa cidade, um dos acontecimentos mais importantes do ano para o turismo local”, completa.
 
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook