Ações gratuitas são oferecidas para o Dia Mundial do Diabetes

Foto: Divulgação

São Paulo – Na semana do Dia Mundial do Diabetes (14), a Novo Nordisk, empresa de saúde global líder no tratamento da doença, em parceria com a ADJ Diabetes Brasil, promove uma série de ações gratuitas em São Paulo (SP), Montes Claros (MG) e Porto Alegre (RS). Entre as atividades estão aferição de glicemia, orientações sobre os riscos e prevenção da doença, nutrição e hábitos saudáveis, uma corrida e uma pedalada noturna.

A proposta faz parte da campanha global da empresa para o Dia Mundial do Diabetes, que reforça a atenção sobre os riscos da doença, relacionando a urbanização às perspectivas da evolução do diabetes. O estilo de vida moderno fomenta o aumento no número de casos. Estima-se que cerca de 12 milhões de brasileiros tenham a doença¹, mas somente a metade é diagnosticada. Para o futuro, a previsão é que a enfermidade atinja cerca de 19,2 milhões de pessoas no país até 2035².

A campanha e as ações buscam explicitar os riscos e promover a conscientização para a prevenção como importantes medidas à saúde. “Muito além da pesquisa e da produção de medicamentos, nós somos responsáveis por promover a prevenção do diabetes e outras doenças crônicas”, explica Allan Finkel, vice-presidente e gerente geral da Novo Nordisk Brasil.
 
Apenas no Brasil são, em média, 1.5 milhão de pessoas que utilizam os produtos da companhia.
 
Na próxima segunda (9) e terça-feira (10), entre 8h e 16h, quem passar pela estação da Sé do metrô, em São Paulo, poderá medir gratuitamente a glicemia (exame de ponta de dedo) e receber orientação em diabetes, seus riscos e prevenção.
 
Já na quarta-feira (11), o Parque da Marinha do Brasil, em Porto Alegre, receberá a corrida Mudando o Diabetes em prol da prevenção da doença, estimulando a prática dos exercícios físicos. A ação faz parte da programação do XX Congresso da Sociedade Brasileira de Diabetes, que será realizado na mesma semana também em Porto Alegre. A largada será na Praça do Canhão, às 20h. A companhia divulgará o processo de inscrição em breve. Já os congressistas terão inscrição gratuita e os interessados devem comparecer no stand que estará disponível no próprio espaço do Congresso.
 
Na sexta-feira (13), novamente em São Paulo, haverá um mutirão para aferição de glicemia na Rodoviária Tietê, entre 8h e 22h. “Participar das ações junto à Novo Nordisk significa incentivar os cuidados à saúde. Nesse sentido, é muito importante que a população entenda sobre o diabetes, doença que deve ser vista com muita atenção”, diz Carlos José Augusto da Costa, presidente da ADJ Diabetes Brasil.
 
No sábado (14), data oficial do Dia Mundial do Diabetes, haverá uma programação especial no Parque do Ibirapuera, em São Paulo, das 9h às 17h, na Marquise. Quem fizer o exame de glicemia, também receberá um voucher para curtir um passeio de bicicleta durante uma hora.
 
Nessa mesma data em Montes Claros, quem passar pela Praça Doutor Carlos Versiane, das 8h às 13h, no Centro, poderá participar de uma série de atendimentos, que vão desde medição de glicemia e aferição de pressão arterial até orientações sobre alimentação saudável e atividades físicas com nutricionistas e educadores físicos.
 
Para fechar as ações do Dia Mundial do Diabetes, haverá ainda uma pedalada noturna na Avenida Paulista, às 20h. O ponto de encontro será no vão do Museu de Arte de São Paulo (MASP), a partir das 19h30. A atividade será guiada por um representante do Team Novo Nordisk, equipe global de ciclistas, triatletas e corredores com diabetes dos tipos 1 e 2, que tem como missão inspirar, educar e incentivar os pacientes a terem uma vida normal, alcançando os objetivos pessoais e profissionais como as outras pessoas que não têm a doença.
 
Para participar das atividades realizadas em São Paulo, Montes Claros e Porto Alegre, basta o interessado ir até o local e preencher a ficha de inscrição mediante a ordem de chegada.
 
Serviço: Dia Mundial do Diabetes
#calculeseurisco
 
SP - Aferição de glicemia e orientação sobre a doença
Segunda-feira (9/11) e Terça-feira (10/11)
Estação da Sé – Linha Vermelha/Azul do metrô
Das 8h às 16h - Gratuito
 
RS - Corrida Noturna
Quinta-feira (12/11)
Parque Marinha do Brasil
Largada: 20h na Praça do Canhão
6km de corrida e 3km de caminhada
 
SP - Aferição de glicemia e orientação sobre a doença
Sexta-feira (13/11)
Rodoviária Tietê
Das 8h às 22h - Gratuito
 
MG - Vila do Diabetes: Aferição de pressão arterial, glicemia, orientação nutricional e física
Sábado (14/11)
Praça Doutor Carlos Versiane, S/N – Centro de Montes Claros
Das 8h às 13h - Gratuito
 
SP - Aferição de glicemia e orientação sobre a doença
Sábado (14/11)
Parque do Ibirapuera - Marquise
Das 9h às 17h - Gratuito
 
SP – Pedalada noturna
Sábado (14/11)
Avenida Paulista – Ponto de encontro: Vão do Museu de Arte de São Paulo (MASP).
Às 19h30 – Gratuito
Percurso de 5km
 
Referências bibliográficas
¹ - International Diabetes Federation. IDF Diabetes Atlas update pôster, 6th edn. Brussels, Belgium. 2014.
² - International Diabetes Federation IDF Diabetes Atlas, 6th edn. Brussels, Belgium. 2014.
 
Sobre o diabetes - O diabetes ocorre quando o pâncreas perde a capacidade de produzir insulina ou a produz de forma insuficiente, ou ainda quando há alteração da ação desta insulina no organismo. Estas alterações na produção ou ação da insulina causam aumento da glicemia (açúcar no sangue). A insulina é essencial para o bom funcionamento do organismo, já que é um hormônio que age transportando a glicose do sangue (absorvida na alimentação) para dentro da célula, servindo como fonte de energia¹.
 
Existem tipos diferentes de diabetes. São eles: Tipo 1 Na maioria dos casos, trata-se de uma doença autoimune, caracterizada pela destruição das células beta do pâncreas, responsáveis pela produção de insulina. Este tipo é geralmente diagnosticado ainda na infância ou adolescência, mas pode surgir também em outras faixas etárias.
 
Tipo 2 É o mais comum e corresponde a 90% dos casos. Ocorre pela inexistência, insuficiência ou resistência à insulina (ação alterada da insulina). Cerca de 50% dos portadores de diabetes tipo 2 não sabem de sua condição, justamente pelos poucos sintomas que apresentam no início da doença.
 
Sobre o Dia Mundial do Diabetes - No dia 14 de novembro é celebrado o Dia Mundial do Diabetes. A data, criada pela Federação Internacional do Diabetes e reconhecida pela ONU, serve para alertar a população sobre o aumento da doença ao redor do mundo e chamar atenção para a conscientização e a prevenção deste avanço.
 
Veja Também: 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook