Atleta de 16 anos surpreende ao levar prova de juvenil na Copa Brasil

Daniel Nascimento / Foto: Fernanda Paradizo / CBAt

Rio de Janeiro - Daniel Ferreira do Nascimento (Orcampi/Unimed-SP), de 16 anos, ainda é da categoria menor. De olho no calendário deste ano, porém, decidiu disputar a prova de juvenis (até 19 anos) e ficou com a medalha de ouro da prova de 8 km da Copa Brasil Caixa de Cross Country, encerrada na tarde deste domingo (dia 08), no Parque Ecológico do Tietê, na Zona Leste de São Paulo. 
 
Nascido na cidade de Paraguaçu Paulista (SP), o corredor decidiu a mudança de categoria em conjunto com o técnico Alex Sandro Lopes, visando as principais provas da temporada. "O objetivo é mesmo correr entre os atletas mais velhos e buscar maior evolução", comentou Daniel, campeão brasileiro e sul-americano de menores (até 17 anos) de cross country, no ano passado.
 
Enfrentar adversários mais experientes não é novidade para Daniel, que em 2014 venceu a prova dos 5.000 m do Brasileiro Caixa Sul-23. "A Copa Brasil foi equilibrada e, por isso, estou muito feliz com a classificação para a Copa Pan-Americana", prosseguiu o corredor, que completou a distância em 27:22.
 
O percurso difícil, com subidas, descidas e muito barro, foi um desafio ainda maior no início da tarde por causa do aumento da temperatura para 28 graus e sol forte. O circuito, com obstáculos naturais como tronco de árvores e regiões alagadas, teve 2 km.
 
No juvenil feminino, a vitória foi de Ana Paula Feitosa (CMPM Aurea Braga-AM). "Estou muito feliz por ter mantido um ritmo constante e, principalmente, por ter vencido", comemorou Ana Paula, que havia sido vice-campeã na edição do ano passado, em Timbó (SC). "Fiz a minha prova, sem me preocupar com as adversárias. Nesse grupo, todas se conhecem muito bem", completou a corredora, que obteve o tempo de 25:36 nos 6 km da categoria.
 
No masculino menor (até 17 anos), a vitória ficou com Paulo Ferreira de Mesquita (São Paulo FC/Kiatleta-SP). "No ano passado fiquei em nono lugar, em Timbó, mas desta vez vim mais bem preparado. O objetivo era ficar entre os três primeiros", comentou o atleta de 16 anos. 
 
A competição foi seletiva para a Copa Pan-Americana da modalidade, marcada para os dias 21 e 22 deste mês, na cidade de Barranquilla, na Colômbia. Os quatro primeiros colocados na categoria juvenil e os três primeiros na menor serão convocados pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) ainda esta semana.
 
Já a Copa Pan-Americana será classificatória para o Campeonato Mundial de Cross Country da China, marcado para o dia 28 de março, em Guiyang. A competição terá adultos e juvenis.
 
Veja Também: 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook