Bahia prepara festa caseira para a abertura do Circuito CAIXA 2014

Giomar Pereira / Foto: Luiz Doro / adorofoto

Rio de Janeiro - Baianos de nascimento ou por adoção, eles são as "estrelas" da abertura do Circuito de Corridas CAIXA 2014, que chega a Salvador neste domingo (13). O hexacampeão brasileiro Giomar Pereira, de Jacobina, e o atual líder do ranking CBAt/CAIXA Sivaldo Santos Viana, de Piripá, juntam-se a fundistas que escolheram a Bahia como centro de treinamento, caso do sergipano José Nilson de Jesus, melhor brasileiro na prova em 2013, do pernambucano José Márcio Leão, recordista do circuito, e da alagoana Marily dos Santos, maratonista olímpica. A prova terá largada às 7 horas na Av. Otávio Mangabeira, altura do nº 6100, no Parque Atlântico, com percursos de 5 km e 10 km.

Em sua segunda edição no Circuito CAIXA, a corrida de Salvador terá um nível técnico fortíssimo. Para tentar estragar a festa dos baianos, o pelotão de elite contará também com os pernambucanos Ubiratan José, principal fundista do Estado, e Justino Pedro da Silva, além do mineiro Valdir Oliveira, campeão brasileiro de 2010. Outro favorito é o paulista Altobeli Santos, vencedor da Meia Maratona do Rio de Janeiro de 2013, rompendo um jejum de seis anos dos brasileiros no pódio da corrida. 
 
Na elite feminina, a briga também promete pegar fogo. Marily terá de enfrentar a piauiense Conceição Oliveira, tricampeã brasileira (2005, 2008 e 2011), a recifense Fabiana Cristine da Silva, vice-campeã da São Silvestre/2008 e campeã dos 10.000 m do Troféu Brasil/2012. Quem também deve dar trabalho é a curitibana Joziane Cardoso, vencedora da Meia Maratona de São Paulo nesta temporada, depois de seis anos sem vitórias brasileiras. 
 
Os estrangeiros que brigarão pelo pódio em Salvador também são conhecidos pelos fundistas brasileiros. Hillary Kipgetich Kibet, Paul Koech Kimutai e Jacklyne Chemwek são os representantes do Quênia. Mas a colombiana Muriel Paredes é quem pode surpreender. Dona de duas vitórias no Circuito CAIXA 2013, em Porto Alegre e Recife, a jovem atleta tem como objetivo passar uma temporada competindo no Brasil, como forma de preparação para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016.
 
Herói do atletismo em Salvador
 
O medalhista olímpico Robson Caetano será o padrinho da etapa de abertura do Circuito CAIXA, em Salvador. Ainda hoje recordista sul-americano dos 100 m, com 10 segundos cravados (México, em 1988), Robson tem entre suas conquistas o título de campeão pan-americano dos 100 m e dos 200 m e o bronze olímpico nos 200 m (Seul/1988) e no revezamento 4x100 m (Atlanta/1996). Integrante do programa Heróis do Atletismo, iniciativa da CAIXA e da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) que tem como objetivo difundir a prática do esporte entre crianças e jovens, o ex-atleta d

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook