‘Borel de Braços Abertos’ leva cidadania e esporte a Comunidade do Borel

O projeto "De braços Abertos"  chega no Morro do Borel / Foto: Gil Toledo / FOTOCOM.NET

Rio de Janeiro - Depois da ocupação de algumas  comunidades pela Segurança Pública com os modelos das Unidades de Polícia Pacificadora,  a população carioca que sempre viveu a margem da sociedade tem agora a recuperação dos direitos básicos da cidadania. E um destes direitos é a devolução do território.

 

 

 
 Para celebrar esse retorno, a região da Zona Norte do Rio recebe no dia 23 de fevereiro (domingo), a partir das 7h30, o Projeto de Braços Abertos do Borel. Iniciado em 2012, projeto se destaca por levar integração social às comunidades do Rio de Janeiro.
 
“Ele consiste em levar a todos os moradores do local e das regiões próximas, a oportunidade de quebrar as barreiras que eram impostas e impediam o livre trânsito entre os indivíduos",  ressalta Bernardo Fonseca, organizador da prova.
 
A expectativa é grande entre os corredores que percorrerão os 10 e 5km da comunidade. Além das ladeiras íngremes do circuito próximo a Floresta da Tijuca, os amantes do pé no asfalto desfrutarão de exuberantes paisagens como Pão de Açúcar, Maracanã e Baía de Guanabara.
 
“Já corri as etapas da Rocinha, Alemão e Vidigal. Mas neste vai ser especial porque faço minha estreia no Borel. Estou muito ansiosa, ainda mais depois que vi o circuito com lindas paisagens, estou muito empolgada”,  afirma a comerciante Janaina Gomes de Morais.
 
A região fica em áreas historicamente dominadas pelo crime,  que eram muito perigosas para se transitar. Morador da Tijuca, Yuri Mendes vê com bons olhos a retomada de esportes na localidade:
 
“Depois da pacificação, me animei em correr nas comunidades, dá segurança. Já vou para minha segunda prova do Borel”, diz o estudante. As inscrições pela internet já estão encerradas, mas moradores da comunidade ainda podem se inscrever no CIEP Dr. Antoine Magarinos Torres Filho (Rua São Miguel s/n), das 10 às 18hs.
 
Nos dois últimos anos, o De Braços Abertos passou pelas comunidades da Rocinha, Borel, Vidigal, Manguinhos e Jacarezinho. Em 2014, serão realizadas quatro etapas. Além do Borel, que sedia a etapa de abertura, Jacarezinho e Vidigal voltam a receber o projeto, enquanto a comunidade da Maré contará com uma etapa pela primeira vez. Uma novidade em relação aos últimos anos é que a temporada 2014 terá formato de circuito, com a consagração de corredores campeões em diferentes categorias ao final das quatro etapas. Além das provas de corridas, serão realizados concursos culturais (Grafite seu Esporte e Fotografe essa Ideia) e oficina de capacitação profissional.
 
Enquanto o Grafite seu Esporte vai premiar as melhores artes realizadas por moradores da comunidade no percurso por onde a prova passará, o Fotografe essa Ideia premiará as melhores fotografias. A capacitação profissional, por sua vez, promoverá o treinamento de centenas de jovens que serão selecionados para trabalhar em diversos setores do evento, uma medida de responsabilidade social que ganha ainda mais valor diante dos próximos eventos esportivos de grande porte que o Rio de Janeiro receberá.
 
O Projeto de Braços Abertos é organizado pela X3M Sports Business e tem o patrocínio da Light e Secretaria Estadual de Esporte e Lazer via Lei de Incentivo ao Esporte. O evento conta ainda com as parcerias do Batalhão de Operações Especiais da Policia Militar (BOPE), do Comando de Polícia Pacificadora e da Tv Globo.
 
Mais informações sobre o evento no site: www.projetodebracosabertos.com 
 
Confira a Programação:
 
07:30h – Largada de 10KM
07:30h – Largada de 5Km
09:00h - Premiação
09:30h – Encerramento da corrida
09:45h – Mini Corrida
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook