Brasil e África se enfrentam na Corrida de São Sebastião Caixa 2014

Joseph Aperumoi cruzou a linha de chegada em primeiro lugar / Foto: Cláudio Torós

Rio de Janeiro - Entre os mais de cinco mil que marcarão presença nas provas de 5 Km e 10 Km da Corrida de São Sebastião Caixa, no dia 20 de janeiro, existe um grupo bem seleto de atletas que largarão com o nobre objetivo de ser o primeiro a cruzar a linha de chegada. 
 
E dentro deste grupo de elite é possível encontrar aquela que talvez seja a maior rivalidade do atletismo praticado em solo tupiniquim: Brasil versus África. “Existe uma rivalidade com os africanos até por parte do público, que vai às corridas para torcer pelos atletas brasileiros”, conta Henrique Viana, treinador da equipe Pé de Vento, uma das mais fortes do país nas provas de rua e que estará na Corrida de São Sebastião Caixa com cerca de 20 atletas, todos brasileiros.
 
Henrique Vianna também analisou a força dos africanos, sem, no entanto, deixar de ressaltar o grande potencial dos atletas nacionais.
 
“Nas corridas longas, os africanos exercem uma certa supremacia, mas temos brasileiros na nossa equipe com totais condições de vencer a Corrida de São Sebastião, como, por exemplo, Giovani dos Santos, Gilmar Lopes e Valério de Souza”, disse Henrique.
 
A supremacia africana destacada por Henrique pode ser ilustrada pelas vitórias quenianas nas provas masculina e feminina de 10 Km das últimas duas edições da Corrida de São Sebastião Caixa. Para esta edição do evento, já estão confirmados sete africanos (cinco do Quênia e dois da Tanzânia), cinco deles da Associação Atlética Luasa.
 
Para Luiz dos Santos, treinador da A. A. Luasa, a presença de africanos traz benefícios aos atletas brasileiros, que desde cedo se acostumam com o alto nível das competições internacionais.
 
“Quem quer crescer precisa correr com gente forte. Os atletas da minha equipe têm evoluído muito com este intercâmbio com os africanos e alcançado resultados cada vez melhores”, disse Luiz.
 
As provas de 5Km e de 10Km terão início às 8h. A largada e a chegada serão no mesmo local, no Aterro do Flamengo, entre as Ruas Cruz Lima e Tucumã. Os cinco primeiros colocados nas categorias masculina e feminina na prova de 10Km receberão premiação em dinheiro e troféus, enquanto os cinco melhores classificados nas categorias masculina e feminina na prova de 5Km receberão troféus. As cinco equipes de academias, personal trainer, grupos de corridas, empresas ou colégios com maior número de inscritos também recebem troféus.

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook