Brasileiras são selecionadas para o Time Global Heroes

Grupo de corredores é formado por pacientes beneficiados por tecnologias médicas / Foto: Divulgação

EUA - Duas brasileiras, a paulistana Carla Prisco, de 32 anos, e a curitibana Lucia Regina Nogas Milani, de 33 anos foram selecionadas para compor o time de corredores Global Heroes 2016. Ambas têm diabetes tipo 1 e usam bomba de insulina para controlar seus níveis de glicemia no sangue.
 
Em sua décima primeira edição, o programa da Fundação Medtronic une corredores de rua de todo o mundo, que tenham se beneficiado de terapias ou dispositivos médicos, para correr a Maratona Medtronic Twin Cities ou a corrida Medtronic TC 10 Mile (com 16 quilômetros). Desde 2006, 259 pessoas portadores de uma ampla variedade de condições de saúde já correram como Global Heroes, representando 36 países.
 
Corredora há 10 anos, Carla conta que não é fácil ter diabetes e levar uma vida ativa. “Antes da bomba, eu tinha que parar várias vezes durante uma corrida para medir minha glicose e tomar insulina, se necessário”, conta. Usuária do dispositivo desde 2012, ela hoje consegue controlar melhor a ingestão de carboidratos e seus níveis glicêmicos. Quando descobriu que tinha a doença, juntou-se à ADJ (Associação Diabetes Juvenil), onde aprendeu mais sobre o assunto e hoje é voluntária e mentora em acampamentos para crianças e adolescentes com a doença. Carla ainda organiza um time de revezamento com mulheres diabéticas para competir em corridas e espera inspirar as pessoas a viverem positivamente mesmo com uma doença séria.
 
Já Lucia começou a correr há quatro anos, motivada pelo professor de natação, na mesma época em que começou a usar a bomba de insulina para controlar o diabetes. O equipamento proporciona mais liberdade em suas atividades e, manter-se saudável, sempre foi uma prioridade para ela. Lucia vê as corridas de rua como uma oportunidade para ser mais feliz e saudável, já que “nada se compara à satisfação de alcançar a linha de chegada e à sensação de bem-estar após uma boa corrida”. Segundo ela, “viver com diabetes nunca foi um obstáculo e sempre a ajudou a superar novos desafios”.
 
Ao todo, o time Global Heroes 2016 conta com 26 participantes, com representantes de diversos países, incluindo África do Sul, Austrália, China, Espanha, Estados Unidos, França, Holanda, Hungria, Índia, Irlanda, Nova Zelândia, Reino Unido, Singapura, Suécia e Brasil. Todos os corredores e seus convidados ganham passagens aéreas, acomodação e refeições, além de passeios pela cidade. Também recebem inscrições para a Maratona Medtronic Twin Cities, que será realizada no dia 9 de outubro, em Minneapolis (Minnesota, EUA). A corrida é a sexta mais importante do país e considerada uma das mais bonitas do mundo.
 
Esses corredores representam a importância ao acesso à saúde de qualidade, além de serem parte de um movimento crescente que coloca o paciente no centro dos esforços para a melhoria dos sistemas de saúde. Para serem selecionados, os Global Heroes precisam ter se beneficiado de algum procedimento, terapia ou dispositivo para tratar problemas do coração, neurológicos ou da coluna, AVC (Acidente Vascular Cerebral), diabetes, câncer, dor crônica, obesidade e distúrbios gastrointestinais ou urológicos. O time está aberto a todas as pessoas que usam ou usaram tecnologia médica, independente do fabricante do dispositivo ou equipamento. As inscrições são revistas e selecionadas pela Twin Cities in Motion, a organização sem fins lucrativos que coordena a Maratona Medtronic Twin Cities e a corrida Medtronic TC 10 Mile.
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook