Brasileiros querem voltar ao top pódio na 26ª Dez Milhas Garoto

Daniel Chaves da Silva foi o terceiro em 2014 / Foto: MidiaSport

São Paulo - O atletismo nacional estará bem representado na 26º Dez Milhas Garoto, uma das principais e mais tradicionais corridas de rua do país e que será realizada no dia 16 de agosto, com largada na Praia de Camburi, em Vitória, e chegada na fábrica da Garoto, em Vila Velha. A prova reunirá cerca de dez mil corredores e terá 16.090 metros de percurso. Entre os destaques nacionais estão Giovani dos Santos, tricampeão da Volta da Pampulha, e Daniel Chaves da Silva, quinto no ano passado, que puxam a lista de atrações confirmadas. Longe do topo do pódio desde 2010, os brasileiros buscam acabar com a hegemonia estrangeira dos últimos anos e voltar a comemorar uma vitória no evento capixaba. 

A programação completa de largadas é a seguinte: às 7h40, categoria Cadeirante (Masculino e Feminino); às 7h45, Elite Feminina; e às 8h, a Elite Masculina e demais categorias: Atleta com Deficiência, Pelotão (Faixa etária) e Atleta Capixaba. Com as inscrições encerradas, o foco agora é a retirada de kits de participação. Os dias de retirada do kit de corredor são 14 e 15 de agosto, na fábrica da Garoto, quando também estão previstas várias surpresas para os atletas.
 
A última conquista nacional nas Dez Milhas Garoto foi em 2010. Naquele ano, Marilson dos Santos, com o tempo de 47min45seg, garantia o país como grande vencedor no masculino. Porém, de lá para cá, as coisas não foram tão boas e três quenianos e um etíope ficaram com o título. A expectativa deste ano é acabar com essa sequência de vitórias estrangeiras, reunindo algumas feras do país na momento.
 
O mineiro Giovani dos Santos tem sido uma das referências das provas de rua nos últimos anos. Tricampeão da Volta Internacional da Pampulha, campeão da Meia Maratona de São Paulo em 2013 e melhor desempenho do país - quinto - na Corrida Internacional de São Silvestre do ano passado, ele é, sem dúvida, uma esperança de vitoria nacional no domingo. Recentemente ele representou o país nos Jogos Pan-Americanos de Toronto, na prova do 10 mil.
 
Natural de Petrópolis, no Rio de Janeiro, o corredor Daniel Chaves da Silva, é outro nome forte do Brasil na 26ª Dez Milhas Garoto. Terceiro colocado no ano passado - melhor corredor nacional -, ele chega para mais uma edição bastante otimista, já que conhece bem o percurso. Ele também representou em Toronto, mas não terminou a disputa. 
 
Completam a relação de atletas brasileiros na Elite Glenilson Gilbert de Carvalho, Justino Pedro da Silva, Valério de Souza Fabiano, Jonilson Pinto Prates, Francisco Ribamar de Souza e Ronaldo Moraes Silva.
 
Em 2015, a prova, criada em 1989 para celebrar o aniversário de 60 anos da empresa, apresenta algumas novidades para se tornar ainda mais atrativa para participantes e público. A mudança no percurso na Dez Milhas, com total de 16,090 km, é uma delas. Pela primeira vez, ao descerem da Terceira Ponte, os atletas passarão pelo elevado (alça) em frente ao Shopping Praia da Costa até chegarem à Avenida Hugo Musso, quando seguirão o trajeto tradicional. 
 
Os objetivos dessa mudança são oferecer ainda mais conforto aos corredores, passando por ruas mais largas, e garantir maior fluidez ao trânsito, reduzindo eventuais impactos causados pela corrida. Já na Corrida Garotada, ela acontecerá em circuito, com largada e chegada em frente à fábrica, que permitirá o acompanhamento pelos pais e com percurso de 1,6 km.
 
A premiação é outro atrativo. Serão distribuídos mais de R$ 100 mil em prêmios, incluindo dois carros zero quilômetro para o primeiro brasileiro e a primeira brasileira que completarem o percurso da Dez Milhas. Uma inovação na premiação deste ano é que ela será cumulativa. Ou seja, o atleta poderá ser premiado em mais de uma categoria. 


Veja Também: 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook