Cleusa Irineu tem comemoração dupla no Brazil Run Series

Cleuza (centro) nos Jogos Regionais em São Paulo  / Foto: Divulgação

São Paulo - Para Cleusa Maria Irineu, a 100ª corrida do Brazil Run Series/Circuito de Corridas CAIXA, neste domingo (2/8) em Fortaleza, representa mais do que uma marca histórica. Vice-campeã da etapa cearense em sua segunda edição, em 2005, a fundista está de volta às competições que marcaram sua carreira vitoriosa para celebrar 50 anos de vida, após uma década de intervalo. A prova cearense terá largada às 7 horas no Marina Park Hotel e percursos de 5 km e 10 km. 

A paranaense Cleuza Maria Irineu fez história nas corridas de rua do Brasil. Melhor brasileira na Corrida Internacional de São Silvestre em 1998 e 1999, com o 5º e o 6º lugar, respectivamente, conquistou o bicampeonato da Volta da Pampulha, em 1999 e 2000. Na temporada 2005, ainda vivendo uma boa fase, decidiu que era a hora de encerrar a carreira.
 
"Eu fui uma atleta temporã. Comecei tarde, aos 20 anos, e passei outros vinte anos competindo em alto nível. Em 2005, estava num ótimo momento, mas senti que já não renderia tanto quanto antes", relembra Cleuza. "Fui a Fortaleza pela primeira vez, naquele ano, já com um sentimento de despedida, e fiquei encantada, tanto pela beleza da cidade, como pela união dos atletas na disputa, a maioria do Paraná, do Sudeste. Entre os amadores, havia uma grande quantidade de inscritos, foi uma prova emocionante."
 
Formada em Educação Física, Cleuza dedicou-se a dar aulas de educação física na rede estadual de ensino, profissão que exerce ainda hoje. Mais tarde, formou-se também em jornalismo e chegou a comentar a São Silvestre em veículos do Paraná. Mas prometeu a si mesma que voltaria às competições, como atleta de elite, para celebrar os 50 anos.
 
"Me planejei bem, voltei a treinar forte para disputar as provas do Circuito CAIXA e algumas provas mais longas. Mesmo assim, fiquei surpresa com a minha performance", destaca Cleuza. "E o cenário que encontrei, nas corridas, é muito animador. Antigamente, quem corria era visto como louco, ainda mais uma mulher. Hoje, o incentivo é maior, tanto da mídia como dos médicos, que indicam o esporte como forma de ter mais saúde, qualidade de vida. O número de participantes praticamente triplicou, inclusive entre as mulheres, que correm até pela estética. E mesmo com a presença de muitos africanos, a premiação melhorou bem, a quantidade de corridas também."
 
Líderes do ranking em Fortaleza

A 100ª corrida do Brazil Run Series/Circuito CAIXA terá uma disputa acirrada na elite, com a presença dos primeiros colocados no ranking brasileiro de corredores de rua. Entre os homens, o líder Sivaldo Santos Viana precisa garantir sua posição diante de Wellington Bezerra, vice-líder, e Fábio Ramos dos Santos. Justino Pedro da Silva, campeão de 2014, completa o pelotão.
 
Entre as mulheres, a líder Conceição Oliveira terá a companhia da vice-líder Maria Regina Seguins, a terceira colocada Maria José Alves e Graciete Moreira, quarta na classificação. Maria Bernadete Cabral será a representante do Ceará na disputa.
 
Herói do Atletismo em Fortaleza

O medalhista olímpico Cláudio Roberto de Souza será o padrinho da etapa de Fortaleza do Brazil Run Series/Circuito CAIXA. Medalha de prata com o revezamento 4x100 m nos Jogos de Sydney/2000, Cláudio conversará com crianças de 5 a 15 anos na Secretaria de Esportes de Fortaleza, nesta sexta-feira (31), às 9 horas. No domingo (2/8), dará a largada da prova e participará da premiação aos vencedores.


Veja Também: 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook