Corrida de São Sebastião 2014 agita o Rio de Janeiro no dia 20

Corrida em 2013 / Foto: Divulgação

Rio de Janeiro - É comum que no mês de janeiro muitas pessoas aumentem ou até mesmo iniciem suas atividades físicas para compensar os excessos de fim de ano. E mais de cinco mil amantes das corridas de rua vão começar o ano de 2014 com o pé direito. 
 
Dia 20 de janeiro, o Aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro, recebe a tradicional Corrida de São Sebastião Caixa, uma das mais belas homenagens ao padroeiro da "Cidade Maravilhosa". Além de abrir o calendário de corridas, a tradicional prova carioca também é uma grande confraternização de amigos e família. 
 
Um exemplo disso é o caso do carioca Karlos Sladek, 58 anos, morador de Xerem, em Duque de Caxias. Ele corre a São Sebastião desde 2008, e a edição de 2014 a prova tem um significado especial: Karlos será avô pela primeira vez, um belo motivo para comemorar correndo.
 
“Meu neto nascerá em meados de março e essa corrida é uma forma de agradecimento a Papai do Céu por esse presente em nossas vidas e um pedido, que o Mateus, venha com saúde e que ele siga os passos do pai e do avô, no caso eu, que gostamos de dar umas corridinhas que fazem bem para a saúde, lazer e integração com a sociedade”, afirma o avô de primeira viagem.
 
Muitas famílias participam da corrida do padroeiro da cidade, é o caso de Nelson Castro, que vai correr os 10km no dia 20 e no dia 26 vai levar os dois filhos que irão se divertir na Corrida São Sebastiãozinho Caixa. Essa integração de Nelson com os filhos foi o que o motivou a iniciar uma atividade física, já que por conta do sobrepeso e sedentarismo não conseguia acompanhar o ritmo dos filhos pequenos.
 
“Em 2010 pesava 136kg e com dois filhos em casa (na época com 8 e 6 anos), fui subir uma ladeira e me senti ofegante. Resolvi mudar minha vida, pois não teria fôlego para minha família. Hoje, com 86 kg, tenho mais de 70 corridas de rua, 8 meias maratonas e com o objetivo de completar minha primeira maratona em 2014. E o mais importante: tenho disposição e fôlego de sobra para a criançada”, comemora Nelson.
 
“Histórias como essas mostram que o nosso objetivo está sendo cumprido. Incentivar a melhoria da qualidade de vida e os bons hábitos na população, e passar isso para as próximas gerações. Isso faz parte do nosso objetivo e do legado ao organizarmos uma prova como essa. No caso do Nelson, como ele queria poder brincar com os filhos, foi o caminho inverso, eles o incentivaram. Já estamos formando as novas gerações de cidadãos conscientes e formadores de opinião, isso é muito bacana”, afirma Carlos Sampaio, diretor da Spiridon Eventos, empresa organizadora do evento.
 
A Corrida de São Sebastião Caixa premiará com troféu e dinheiro, os cinco primeiros colocados da elite masculina e feminina dos 10 kms, e com troféus os cinco primeiros colocados da elite masculina e feminina nos 5 kms. Serão premiadas também várias equipes de empresas, personal trainer, grupos de corridas , empresas e assessorias esportivas, na categoria maior número de inscritos.
 
Já Corrida de São Sebastiãzinho Caixa, versão mirim do evento vai acontecer na semana seguinte,  domingo (26). Os meninos e meninas serão selecionados em provas cuja distância varia de acordo com a idade. O evento será realizado no CEFAN - Marinha (Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes). Todas as crianças participantes recebem medalhas, e o evento ainda contará com oficina de jogos, brinquedos radicais, animação e sorteio de brindes. 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook