Desafio Pharmaton 2013 define campeões na Eco Run deste domingo

Quarenta corredores participam da edição 2013 do desafio / Foto: Luiz Doro/adorofoto

Rio de Janeiro - O Desafio Pharmaton 2013 entra em sua reta final. Os melhores de cada uma das oito assessorias esportivas mais importantes do País serão conhecidos no domingo (13), após a disputa da terceira etapa do projeto, a prova de 10 km da Eco Run, que será realizada a partir das 7h30, no entorno do Jockey Club de São Paulo. Os corredores que somarem a maior pontuação em cada uma das assessorias, levando em conta os resultados obtidos nas corridas Golden Four Asics, em julho, Track & Field Cidade Jardim, em agosto, e na Eco Run, serão os campeões. O encerramento desta edição do Desafio será na Maratona de Las Vegas, no dia 17 de Novembro.

Essa é a terceira edição do Desafio Pharmaton, que tem como tema "Eu sou o desafio" e o objetivo de buscar equilíbrio entre corpo e mente para superar os próprios limites. Em cada uma das três provas da fase nacional do projeto, os 40 integrantes do Desafio Pharmaton lutam para bater as marcas que eles mesmos definiram em um questionário prévio utilizado para seleção dos atletas. O detalhe é que eles indicaram suas marcas sem ter a ideia de qual seria a finalidade. Somente no dia do lançamento do Desafio, eles ficaram sabendo como seria o mecanismo de disputa. Participam do Desafio as assessorias: DLB, Five Ways, MPR, Saúde & Performance, Race, Run & Fun, Tri Lopez e ZTrack. Cada uma das oito assessorias terá um vencedor.
 
Para Karen Kornilovicz de Toledo Lara, de 42 anos, que participou do projeto em 2012, a edição deste ano está sendo mais interessante. "No ano passado, era um programa que estava mais ligado ao autoconhecimento. Era bem diferente do que está sendo esse ano, que está mais competitivo e com mais interação entre os participantes. Está muito bacana", afirma a jornalista, que está preparando-se intensamente para a prova de domingo. "Como sou uma corredora de longas distâncias e essa é uma prova de 10 km, mais veloz, estou treinando bastante. Desde que entrei no Desafio, tenho mirado esse tipo de prova com muito mais atenção para ir bem e atingir o objetivo de ir para Las Vegas".
 
Karen é a líder entre os participantes da assessoria MPR e, apesar de uma pontuação considerada boa diante do segundo colocado, está focada na Eco Run. "É um cenário bastante favorável para mim, mas não considero que já está garantido. Só quando a prova terminar é que vou considerar que ganhei". 
 
Outro líder que prefere esperar o fim da terceira e última prova da etapa nacional do Desafio Pharmaton 2013 para comemorar o título é Alex Luiz Rabelo. "Sou mineiro e bastante desconfiado. Por isso, só depois de todas as provas é que vou pensar que está garantido. Essas últimas semanas foram bem desgastantes para mim, pois acabei me machucando logo depois da segunda prova do Desafio e tive de diminuir o ritmo por um tempo. Mas estou me sentindo muito bem para a Eco Run. Espero que corra tudo bem e que eu possa, pelo menos, fazer o tempo que me propus, que é de 1h03min", diz o analista de infraestrutura, de 43 anos.
 
Alex Luiz, que é da assessoria Race, se mostra bastante empolgado com o Desafio Pharmaton e satisfeito com os seus resultados nas duas etapas anteriores. "Já vinha acompanhando o projeto nos anos anteriores e, nesta edição, fui convidado a participar. Fiquei bem feliz e claro que aceitei. Me surpreendi muito com a primeira prova, que foi a primeira vez que disputei uma competição de 21 km e achei que fui muito bem diante do que esperava fazer. Na segunda também consegui pontuar e com esse conjunto de resultados e preparação, acabei conseguindo liderar na minha assessoria", analisa.
 
Enquanto em algumas assessorias a disputa ainda está em aberto, na Trilopez, Ana Cristina Ono é a líder disparada e não há chances de outro corredor ultrapassá-la no ranking. "Estou super animada tanto para a Eco Run quanto para a disputa nos Estados Unidos. Para nós, que já corremos há mais tempo, sempre que tem uma corrida internacional, é mais empolgante. Por aqui, pelos treinos e competições, já conhecemos praticamente tudo", fala a corredora de 40 anos.
 
"Estou adorando essa minha primeira vez no Desafio Pharmaton. O mais gostoso é a turma que a gente conseguiu formar. Com o projeto, a gente acaba conhecendo pessoas de outras assessorias e é uma competição muito saudável. É um desafio para você e é muito estimulante ver todo mundo empenhado nisso. Fiquei 20 dias parada devido a uma lesão e tem apenas dez dias que voltei. Estou treinando todos os dias para correr bem e fazer um bom tempo". Ana está na Trilopez há três anos e começou a correr quase que por acaso. "Fazia mountain bike e iniciei na natação para ajudar na modalidade. De lá, comecei a fazer o biatlo, mas ia muito mal na parte de corrida. Ai, entrei na assessoria. Hoje, faço triatlo, mas, neste ano, estou me dedicando apenas às corridas", conta.

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook