Desafrio Urubici movimenta turismo da região no fim de junho

Em sua 14ª edição, prova de aventura colabora para tornar a cidade referência de turismo de aventura no país / Foto: Gabriel Heusi/Heusi Action

Florianópolis - Procurada por fãs de neve, clima de montanha, esportes de aventura e paisagens incríveis, Urubici é um dos destinos favoritos do inverno brasileiro. Não por acaso.
 
O município serrano é o dono do recorde de temperatura mais baixa já registrada extraoficialmente no país, com 17,8°C negativos indicados pela estação meteorológica da cidade, localizada no Morro da Igreja, em junho de 1999. Ano passado os termômetros chegaram a marcar -5°C e a expectativa para este ano é alta. Principalmente para os atletas que disputarão a 14ª edição do Desafrio Urubici, uma das mais tradicionais corridas de montanha em terras tupiniquins, agitando ainda mais a cidade.
 
Não é só o clima europeu que atrai o público para a região. O Desafrio, evento que já entrou para o calendário turístico de Urubici, pretende receber atletas e suas equipes e famílias, no dia 24 de junho. A prova de montanha terá percursos de 10, 25 e 52 km, além da corrida kids, de 2 km, destinada a crianças de 10 a 15 anos, com inscrição beneficente (inscrições abertas no site www.ecofloripa.com.br/desafrio).
 
“A cidade vem se moldando para o turismo esportivo, aliando a questão do clima e da natureza para o esporte de aventura”, afirma Elisa Wipes Sant’Ana de Liz, 49, Secretária de Turismo de Urubici. “Particularmente, como técnica da área de turismo, acredito que é extremamente importante apoiar eventos esportivos do tipo, inclusive não só para o turismo, mas para economia e a saúde da população local, por isso este ano pretendemos estar mais perto da organização e dos próprios atletas”, explica.
 
A secretária ainda afirma que irá realizar pesquisas de opinião com os maratonistas e organizadores do evento, para obter dados empíricos que ofereçam uma visão mais analítica sobre o que a prefeitura pode fazer para melhorar sua atuação e apoio para o Desafrio evoluir e incentivar outros eventos esportivos ao longo do ano. “Como comerciante posso afirmar que vejo o impacto do Desafrio no turismo da cidade, mas como Secretária de Turismo preciso de mais informações, por isso este ano vamos nos aproximar ainda mais da organização do evento”.
 
Um dos setores mais impactados pelo evento, que acontece há 14 anos na cidade, é a rede hoteleira, que está praticamente esgotada para o fim de semana do Desafrio. Um dos apoiadores da proxa, o Urubici Park Hotel, já está quase lotado para o fim de semana de 23 a 26 de julho e 80% das reservas são de atletas e suas famílias.
 
“Nosso hostel lota todo ano com o Desafrio Urubici e o mesmo acontece com a maioria dos meus concorrentes, mas o impacto não é somente no fim de semana do evento, porque os atletas costumam voltar em outras épocas do ano para treinar ou para passear com a família”, conta Sérgio José de Lima, 57, proprietário do Hostel Urubici e ex-secretário de turismo do município. “A corrida é uma vitrine para a nossa cidade, um dos acontecimentos mais importantes do ano para o turismo local”, completa.
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook