Ederson Vilela e Jackline Rionoripo vencem no Circuito da Longevidade

Chegada da queniana Jackline Chemwek Rionoripo / Foto: Divulgação

Sorocaba - A prova de 6 km do Circuito da Longevidade Bradesco Seguros, realizada na manhã deste domingo (27/4), no Parque das Águas, foi uma das mais disputadas do evento. Ao todo, 42 atletas de elite participaram da corrida. O pódio masculino só foi definido após um grupo de oito corredores cruzarem a linha de chegada, praticamente juntos. O primeiro lugar ficou com o atleta Bradesco Seguros Ederson Vilela Pereira, campeão brasileiro de fundo nos 10 mil metros, título conquistado na última sexta-feira (25/4), em São Bernardo (SP).
 
Em segundo lugar, quase ao mesmo tempo do campeão, chegou Gladson Barboza. Um segundo depois, Carlos Antônio dos Santos cruzou a linha em terceiro. O quarto e quinto lugares ficaram com Altobeli Santos da Silva e Damião Ancelmo de Souza, respectivamente.
 
No pelotão feminino a vitória foi da queniana Jackline Chemwek Rionoripo. Ela saiu na frente na reta final, deixando a colombiana Muriel Coneo Paredes, com quem duelou durante todo o percurso, um pouco mais atrás. Na sequência, muito próximo à Muriel, chegou Erika Machado em terceiro. A quarta colocação ficou com a atleta da Tanzânia Samwe Salum e, em quinto lugar, chegou Maria Aparecida Ferraz.
 
"Foi uma disputa de altíssimo nível, com atletas muito bem preparados em ambos os pelotões. O grupo masculino surpreendeu o público com um momento raro de performance ao chegarem praticamente juntos", disse Lauter Nogueira, coordenador técnico do Circuito da Longevidade Bradesco Seguros.
 
A corrida contou com 2 mil inscritos. Logo após, saiu o grupo da caminhada, com o mesmo número de pessoas, para um percurso de 3 km. 
 
Essa foi a sétima vez que Sorocaba recebeu o Circuito da Longevidade, criado em 2007 pela Bradesco Seguros – patrocinador oficial dos Jogos Olímpicos e dos Paralímpicos Rio 2016 – com o objetivo de sensibilizar o público para a prática de atividade física. O evento conta com apoio da Lei de Incentivo ao Esporte, do Governo Federal. 
 
Valor da renda é revertido para o Momunes - Valor igual ao arrecadado com as inscrições na corrida e caminhada foi destinado às atividades sociais realizadas pelo Momunes – Movimento de Mulheres Negras de Sorocaba, entidade que luta contra o preconceito e a discriminação, com uma série de ações.
 
Homenagem - Maria Antomires Gomes Botega, de 66 anos, destacou-se na prova como uma das corredoras mais longevas. Entre os homens, o troféu longevidade ficou com Inácio Nóbrega, de 84 anos. Ele integra a Equipe Marcha Lenta, de Botucatu, que compareceu ao Parque das Águas com 37 integrantes, de diversas faixas etárias. Na caminhada, Dozolina Pedron Brunassi, de 83 anos, e Fernando Rossetto, de 82 anos, foram os participantes mais longevos homenageados no palco.
 
Inscrições abertas para São José do Rio Preto - A próxima etapa será em São José do Rio Preto, no dia 18 de maio. As inscrições já estão abertas e devem ser feitas pelo site www.circuitodalongevidade.com.br.  Ao todo, a temporada contará com 14 etapas este ano. Em todas as cidades, os inscritos poderão fazer, gratuitamente, avaliação física e teste da pisada.
 
Confira o resultado da etapa de Sorocaba do Circuito da Longevidade Bradesco Seguros
 
Prova Feminina
 
 
1 - Jackline Chemwek Rionoripo 00:19:27
2 - Muriel Coneo Paredes 00:19:53
3 - Erika Oliveira Machado 00:19:53
4 - Samwe Fadhila Salum 00:19:56 
5 - Maria Aparecida Ferraz 00:20:12 
 
Prova Masculina
 
 
1 - Ederson Vilela Pereira 00:17:11
2 - Gladson Silva Barboza 00:17:12
3 - Carlos Antônio dos Santos 00:17:13
4 - Altobeli Santos da Silva 00:17:15
5 - Damião Ancelmo de Souza 00:17:18
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook