Elton de Lima vence a tradicional Corrida do Parque Tingui 2013

Elton de Lima venceu a edição 2013 da prova /  Foto: Priscila Fiedler

Curitiba - Um parabéns pra você, cantado por cerca de 1.000 atletas, deu início no domingo, dia 01º de Dezembro, à 18ª edição da Corrida do Parque Tingui. A prova, a mais tradicional da cidade, aconteceu nas versões cinco e 10km e encerrou o calendário de 2013 da Procorrer.
 
A disputa mais acirrada aconteceu nos 10 quilômetros masculino, entre Elton de Lima e Joel Lenart que disparou na frente nos primeiros seis km. “Eu vinha na cola dele, quando vi que ele amoleceu as pernas, acelerei e passei”, comemorou Lima, primeiro colocado. Segundo ele, e a grande maioria dos corredores, a prova foi difícil devido ao trajeto com subidas muito fortes. Apesar da dificuldade, Elton de Lima esperava vencer, pois foi por duas vezes segundo e por mais duas terceiro lugar nessa mesma corrida. Joel Lenart, segundo colocado, completou a prova 13 segundos após o vencedor e foi seguido por João Navarro, que cruzou a linha de chegada quase dois minutos depois e levou o bronze para casa. 
 
Nos 10km feminino a vitória ficou com a experiente Leticia da Silva Saltori, que cravou 40m20s no cronômetro e semana passada levou a equipe brasileira ao pódio na Maratona do Suriname. “Corri essa prova três vezes e ganhei todas, apesar disso achei o trajeto meio pesado, foi bom que mudaram um pouco o percurso, agora é possível esquentar antes de encarar as grandes subidas”, finalizou Letícia. Pouco mais de seis minutos depois, na segunda colocação, chegou Cristina Kapp, que assim como os outros atletas considerou a prova “casca grossa”, “não estou acostumada com corrida em morros”, finalizou a atleta. Na terceira posição ficou Raabe Karpinski de Freitas.
 
Nos 5km, categoria masculino, Alan David Lima repetiu o ouro do ano passado, desta vez com 17m21s. Emocionante foi a disputa do segundo lugar, quando Lindiomar Aparecido Francisco cruzou a linha de chegada dois segundos antes de José Alves da Silva. No feminino, a vitória ficou com a novata Edineia Roniak dos Santos, que começou a correr em fevereiro e concluiu o trajeto em 20m27s. Priscilla Gonçalves, que participa da prova do Tingui desde a 9ª edição ficou em segundo e Rosangela Andrade em terceiro.
 
Segundo Tadeu Natalio, presidente da Associação Procorrer de Incentivo ao Esporte, o trajeto foi modificado para dar mais segurança aos atletas: “o grau de dificuldade ficou igual, mas temos menos cruzamentos no percurso”. Sobre a maioridade da Corrida do Parque Tingui, Natalio afirmou que o principal sempre é a satisfação dos atletas, “evoluímos muito nesses 18 anos, sempre visando focando o corredor, esse é nosso grande diferencial”.   
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook