Fabiana Cristine conquista o título do Ranking CAIXA CBAt 2014

Fabiana Cristine / Foto: Luiz Doroneto / adorofoto

Rio de JaneiroRio de Janeiro - Com os 47 pontos que abriu de vantagem na classificação parcial após a disputa no último domingo da Volta da Pampulha, em Belo Horizonte, a pernambucana Fabiana Cristine da Silva conquistou o título de campeã do Ranking CAIXA CBAt de Corredores de Rua de 2014. Ela vai disputar a Corrida de São Silvestre, no último dia do ano, em São Paulo, na condição de melhor atleta de rua do País e sem a preocupação de brigar por pontos.

"Esta foi a primeira vez que participei do circuito com o objetivo de vencer e consegui o título. Estou extremamente feliz. Aos 36 anos, não é fácil enfrentar atletas bem mais jovens, ainda mais numa temporada com muitas provas", comentou Fabiana, que, além das competições de rua, defendeu a sua equipe, a Luasa Sports, de Taubaté (SP), em corridas de pista.
 
Para a pernambucana, a administração da temporada foi difícil. "Disputei 15 etapas das 27 realizadas até agora no Ranking. Tive de abrir mão de algumas corridas para competir na pista, como foi o caso do Troféu Brasil Caixa, em outubro (foi vice-campeã dos 5.000 m). Felizmente deu tudo certo e consegui uma campanha bem regular", lembrou a atleta, medalha de ouro nos 10.000 m do Campeonato Brasileiro Caixa de Corridas de Fundo em Pista, em abril na Arena Caixa, em São Bernardo do Campo (SP).
 
A versatilidade foi uma das marcas de Fabiana em 2004. Com a decisão de disputar provas de rua e de pista, ele correu dos 800 m à meia maratona. "Me transformei em um verdadeiro 'Jiraya' na temporada", brincou Fabiana, referindo-se ao herói de uma série japonesa de filmes da década de 1980.
 
Sem o bônus do regulamento, que só será acrescentado na classificação final, a campeã soma 402 pontos - 47 a mais do que a maranhense Maria Regina Santos Seguins, vice-líder do Ranking CAIXA CBAt. Para o ano que vem, Fabiana, que é treinada por Marco Antonio de Oliveira, pretende investir nas maratonas. "Vou descansar um pouco depois da São Silvestre e começar os treinos para corridas mais longas. O objetivo é tentar os índices e a qualificação para os Jogos Pan-Americanos de Toronto ou para o Campeonato Mundial de Pequim", avisou, confiante.
 
Para a Luasa Sports, a temporada de 2014 também foi muito especial. Além do título de Fabiana, a equipe de Taubaté conquistou também o primeiro lugar na categoria masculina, com o baiano Sivaldo Viana, campeão com três etapas de antecipação.
 
"Trabalhamos duro o ano inteiro e esses foram os resultados, que construímos devagar, com o apoio da CAIXA e a união dos atletas", comemorou Luiz Antonio dos Santos, diretor da equipe e ex-maratonista de sucesso, bicampeão de Chicago e bronze no Mundial de Gotemburgo, em 1995.
 
Classificação após 27 etapas do Ranking CAIXA/CBAt
 
Masculina
1-Sivaldo Santos Viana - 485 pontos
2-Valdir Sérgio de Oliveira - 402
3-Willian Salgado Gomes - 301
4-Ivanildo Pereira dos Anjos - 286
5-Justino Pedro da Silva - 267
6-Adelmo dos Santos Alves - 240
7-Laurindo Nunes Neto - 218
8-Jurandy Couto Junior - 200
9-Giomar Pereira da Silva - 193
10-José Márcio Leão - 191
 
Feminina
1-Fabiana Cristine da Silva - 402 pontos
2-Maria Regina Santos Seguins - 355
3-Fernanda Raimunda Soares - 333
4-Joziane da Silva Cardoso - 323
5-Maria Bernadete Cabral - 221
6-Conceição de Maria Carvalho - 171
6-Adriana Sutil da Costa - 171
8-Roselaine de Sousa Ramos Benites - 159
9-Maria Zeferina Baldaia - 156
10-Cruz Nonata da Silva - 143
 

 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook