Forasteiras são favoritas ao pódio do Brazil Run Series Ribeirão Preto

Joziane Cardoso (ao centro), entre as melhores do País / Foto: Luiz Doro/adorofoto

São Paulo - A briga pelo pódio do Brazil Run Series/Circuito de Corridas Caixa em Ribeirão Preto, neste sábado (11), promete ser acirrada na elite feminina, com a presença de duas "forasteiras". 
 
A paranaense Joziane Cardoso, quarta colocada no ranking nacional de corrida de rua, e a colombiana Muriel Paredes, dona de duas vitórias na competição, chegam ao interior paulistas como favoritas. A disputa terá largada às 18 horas na Av. Luiz Eduardo Toledo Prado, em frente ao Liceu Albert Sabin, na Vila do Golf, e percursos de 5 km e 10 km.
 
"A Joziane venceu a Meia Maratona de São Paulo, no início do ano, e vem tendo resultados muito bons, que mostram a sua evolução. Também foi a vice-campeã na Corrida Integração, em Campinas, em setembro. É hoje uma das três melhores fundistas do Brasil", crava Henrique Viana, da equipe carioca Pé de Vento. A atleta ainda venceu a etapa de Fortaleza do Brazil Run Series/Circuito de Corridas CAIXA deste ano, em agosto.
 
Em Ribeirão Preto, Joziane vai brigar pelo pódio de olho em pontos importantes para o Ranking CBAt/CAIXA. "É uma prova com um alto nível e atletas fortes", justifica Henrique. Quarta colocada geral, com 170 pontos, a fundista ainda disputará outras etapas do Brazil Run Series/Circuito de Corridas Caixa, além da 10K Rio, Volta da Pampulha e São Silvestre. 
 
Já a colombiana Muriel Paredes terá como vantagem a boa ambientação ao interior paulista. "Sempre que vem ao Brasil, a Muriel fica com o namorado, que mora em Ribeirão Preto, por isso está perfeitamente adaptada. Ela foi para lá há três semanas, para treinar para o Troféu Brasil. Vai disputar os 3.000 m com obstáculos na sexta-feira, em São Paulo, e retorna a Ribeirão para a corrida noturna", conta Luiz Antônio dos Santos, técnico da Luasa Sports, equipe de Taubaté pela qual a fundista compete no País.
 
Muriel já é conhecida pelas brasileiras. Em 2013, a colombiana venceu duas etapas do Brazil Run Series/Circuito de Corridas Caixa, em Recife e Porto Alegre. A fundista vem fazendo longas temporadas no País, visando aos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro/2016.
 
Corrida e tênis - A campanha Pegada do Bem, que promove doações de tênis para jovens atletas carentes em todas as cidades por onde passa o Brazil Run Series/Circuito de Corridas Caixa, também chega a Ribeirão Preto. No interior paulista, o projeto beneficiado será o Joga Tênis Ribeirão, que usa uma outra modalidade esportiva, o tênis, como ferramenta de inclusão social de crianças e adolescentes da periferia da cidade. Os calçados devem ser doados no próximo sábado (11), dia da corrida, na tenda de retirada de chip, e serão entregues aos representantes do projeto durante a cerimônia de premiação.
 
Realizado desde 2004, o Circuito Caixa conta com a chancela da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), e passa por quatro das cinco regiões brasileiras. Depois das provas em Salvador (13/4), Uberlândia (3/5), Campo Grande (11/5), Belo Horizonte (25/5), Goiânia (8/6), Fortaleza (3/8), Recife (10/8), Porto Alegre (31/8) e Ribeirão Preto (11/10), a competição ainda terá etapas em Curitiba (19/10), Brasília (23/11) e São Paulo (30/11). As 12 corridas somam pontos para o Ranking CBAt/CAIXA de corredores de rua. Os dez primeiros colocados no ranking, no masculino e no feminino, garantem o patrocínio da Caixa para 2015.
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook