Gilberto Lopes e Cruz Nonata vencem Copa Brasil de Cross Country

Gilberto Silvestre Lopes comemora vitória / Foto: Fernanda Paradizo / CBAt

Rio de Janeiro - Gilberto Silvestre Lopes (Pé de Vento/Caixa-RJ) e Cruz Nonata da Silva (ASA São Bernardo/Caixa-SP) venceram na manhã deste domingo (dia 08) as provas da categoria adulta da Copa Brasil Caixa de Cross Country, disputada no Parque Ecológico do Tietê, na Zona Leste de São Paulo. Os dois atletas, que já haviam vencido, conseguiram a segunda vitória na carreira na competição.

Com sol, calor em torno dos 24 graus e um percurso com muito barro e obstáculos naturais, os corredores tiveram de se esforçar bastante para manter um ritmo forte em toda a prova. 
 
A competição é seletiva para a formação da equipe brasileira que disputará a Copa Pan-Americana da modalidade, marcada para os dias 21 e 22 deste mês, na cidade de Barranquilla, na Colômbia. A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) convoca, ainda esta semana, os 22 corredores qualificados.
 
"Foi muito desgastante", comentou Gilberto, logo após cruzar a linha de chegada da prova, que reuniu 108 corredores. "Consegui o objetivo de vencer e agora é pensar na Copa Pan-Americana", prosseguiu o campeão, que completou os 12 km em 39:46.
 
O mineiro de 25 anos pretende disputar este ano a maratona dos Jogos Pan-Americanos de Toronto, em julho, no Canadá. Ele vai tentar o índice de qualificação na Maratona de Milão, em abril, na Itália, na segunda prova de 42,195 km da carreira. "Estou animado. Fiquei em quarto lugar no ano passado na Maratona de São Paulo."
 
Nos 8 km do feminino, Cruz Nonata comemorou bastante. "Esta foi a minha primeira prova da temporada e é sempre bom começar com vitória, ainda mais num percurso tão difícil como este", disse a piauiense, de 40 anos, que obteve o tempo de 29:48.
 
A corredora optou para forçar o ritmo já na segunda volta do circuito de 2 km. "Resolvi sair cedo porque senti a dificuldade do percurso, com subidas e descidas e a grama muito molhada por causa das chuvas. A tática deu certo", completou Cruz, que ganhou com 41 segundos de vantagem sobre Maria Aparecida Ferraz (Luasa-SP), segunda colocada. A prova teve 44 participantes.
 
Tricampeã - Na categoria feminina menor (até 17 anos), a paulista Grazieli Zarri (CVC Mota-SP) conquistou o tricampeonato da Copa Brasil Caixa. "Não acredito que ganhei de novo", comentou a corredora de 16 anos, que havia vencido em Rio Claro (SP), em 2013, e em Timbó (SC), em 2014. "Achei que não ia dar. No meio do percurso tropiquei num tronco e caí feio. Ainda bem que não me machuquei", contou, feliz, pela superação e classificação para a Copa Pan-Americana.
 
A competição recomeça na tarde deste domingo, a partir das 14 horas, com a disputa das últimas três provas: Juvenil Feminino (6 km), Menor Masculino (6 km) e Juvenil Masculino (8 km).
 
Classificação final
 
Adulto Feminino - 8 km
1-Cruz Nonata (ASA São Bernardo/Caixa-SP) - 29:48
2-Maria Aparecida Ferraz (Luasa-SP) - 30:29
3-Andreia Aparecida Hessel (Pinheiros-SP) - 30:34
4-Valdilene dos Santos Silva (Pinheiros-SP) - 30:43
5-Sueli Pereira da Silva (Cruzeiro/Caixa-MG) - 30:55
 
Adulto Masculino - 12 km
1-Gilberto Silvestre Lopes (Pé de Vento/Caixa-RJ) - 39:46
2-Joilson Bernardo da Silva (BM&FBovespa-SP) - 39:58
3-Cosme Ancelmo de Souza (Instituto ICB-RJ) - 40:02
4-Rafael dos Santos Novais (Pinheiros-SP - 40:07
5-Thiago do Rosário André (BM&FBovespa) - 50:12
 
Menor Feminino - 4 km
1-Graziele Zarri (CVC Mota-SP) - 16:18
2-Raquel de Carvalho Xavier (CE3-DF) - 16:19
3-Janaina Lima Paula (Centro Olímpico-SP) - 16:39
4-Karinee Lopes da Silva (Barra do Garças-MT) - 17:10
5-Tyfane Rodrigues Martins (Corgama-DF) - 17:23
 
Classificação final por clubes
 
Adulto Feminino
1-Pinheiros (SP) - 16 pontos
2-EJA-Jataí (GO) - 35
3-ASA São Bernardo/Caixa (SP) - 48
 
Adulto Masculino
1-Pé de Vento/Caixa (RJ) - 20 pontos
2-BM&FBovespa (SP) - 33
3-Orcampi/Unimed (SP) - 52
 
Menor Feminino
1-CVC Mota (SP) - 21 pontos
2-São Paulo/Kiatleta - 24
3-Centro Olímpico (SP) - 33
 
Veja Também: 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook