Inspirada pela filha, Sirlene Pinho busca novo pódio no 31º 10 KM Tribuna

Fundista também se prepara para tentar o índice olímpico na maratona no final do mês / Foto: Natasha Guerrize

Santos - Por trás de um atleta de alto rendimento, há sempre alguém que o inspira a superar desafios. No caso de Sirlene Souza de Pinho (Unimes/ CDE/ Mizuno/ Memorial/ Fupes), é sua filha Beatriz, de 15 anos, a responsável pela evolução da atleta nas disputas.
 
A maratonista disputa o 31º 10 KM Tribuna FM-Unilus no outro domingo (15), querendo um novo pódio na principal corrida da distância do Brasil.
 
Terceira colocada em 2003 e 2007 e sempre destaque da região, ela compete pela 18ª vez e novamente terá como motivação a mais a presença de “Bia” na linha de chegada. “Minha filha é parte importante para o meu desempenho nas provas. Sempre penso nela. Faço tudo pela Bia, porque a corrida é meu ganha-pão e me ajudou muito a dar uma vida melhor para a nossa família”, explica a atleta.
 
Ela sabe que não terá “caminho” fácil para tentar ficar entre as primeiras mais uma vez, mas confia na preparação especial, que tem como foco principal a tentativa da vaga na maratona dos Jogos Olímpicos do Rio. “Essa prova dos 10 KM é muito difícil. Temos fortes competidoras no Brasil, além das quenianas e etíopes, que também chegam como favoritas”, comenta.
 
A ideia é correr forte, tanto visando ficar entre as primeiras em Santos, como treino para a Maratona do Rio de Janeiro, no dia 29. A meta é baixar o tempo de 2min35s. “Estou confiante e dando o melhor de mim para conseguir estar nos Jogos do Rio pela primeira vez”, destaca
 
Dia das Mães - Enquanto não chegam os próximos dias de muita “correria”, a maratonista pretende aproveitar o máximo de tempo com a filha, em especial, nesse domingo de Dia das Mães. “A gente gosta de passear no shopping, sair para comer, fazer as coisas básicas do dia-a-dia”, afirma.
 
Afinal, a agenda de Sirlene é bastante atribulada. Além dos treinos, é estudante do 5º semestre de Educação Física da Unimes e pretende trabalhar, futuramente, com crianças especiais. “É um sonho antigo e espero criar um projeto bem legal”, argumenta.
 
Antes de ingressar no atletismo, Sirlene trabalhou como empregada doméstica, cuidadora de idosos e crianças. É conhecida pelo carinho entre os amigos e familiares que convivem em sua rotina diária. “Acho que nesse ponto, somos muito parecidas. A gente se preocupa muito mais com os outros do que com nós mesmas”, acredita Beatriz, mostrando o orgulho que tem da mãe atleta.
 
Além dos estudos – cursa o 9º ano do Ensino Fundamental na escola - Bia se dedica a uma vocação bem diferente de sua mãe: a música. Fã de rock e música clássica, quer fazer carreira futuramente como pianista. O apoio de Sirlene é garantido. “A Bia é extremamente responsável em tudo o que faz. Ela não gosta de faltar, é bem sistemática, mas isso também é importante na área que ela escolheu”, afirma.
 
Há dez anos, Bia tentou seguir os passos da mãe nas pistas. Foi em uma edição da Corrida Escolar A Tribuna São Vicente sua primeira experiência em provas de pedestrianismo. Mesmo com um terceiro lugar na prova, não quis dar sequência. “Na largada, uma menina me derrubou. Acho que fiquei traumatizada”, conta Beatriz, aos risos. “Fiquei feliz na época por ela ter se interessado, mas não estimulei muito. Acho a vida de atleta muito difícil”, complementa Sirlene.
 
O exemplo do desafio de conciliar o atletismo com a maternidade aconteceu após o Pan-Americano de 2007, no Rio. Na ocasião, Sirlene foi convidada para ser entrevistada pela apresentadora Astrid Fontenelle, no canal GNT (Globosat). Durante o programa, ao vivo, foi aberto um quadro de perguntas feitas pelos internautas. “Era uma época que ainda existia o Orkut, as perguntas vinham de lá. Foi quando a apresentadora leu uma mensagem da Bia, perguntando quando eu ia voltar para casa. Aquele momento partiu o meu coração”, relembra.
 
O 31º 10 KM Tribuna FM-Unilus terá largada no Centro e chegada na Praia do Gonzaga. Todos os detalhes do evento no site www.triesportes.com.br.
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook