Leonardo Meira confirma favoritismo e vence Corrida da Serra da Graciosa 2013

Leonardo disparou e foi seguido de perto por Marcos Bueno de Freitas / Foto: Divulgação

Curitiba - Por mais um ano consecutivo a 13ª Corrida da Serra da Graciosa transformou a calmaria que envolve o bairro de São João da Graciosa, localizado em Morretes, no pé da serra. Exatas sete horas da manhã começaram a chegar caminhões com a estrutura necessária para o evento. Depois, foram 20 ônibus, com cerca de 500 atletas, que somados aos 200 que optaram por ir até o local da largada de carro, completaram o limite da prova de 700 inscritos. Nove horas, após muito aquecimento, 50 metros atrás do Rio Ipiranguinha, foi acionada a tradicional buzinada da largada para os 20 quilômetros da prova, 14 de subida.
 
Na categoria masculino, Leonardo Meira fez jus ao número 1 que levou na camiseta. A partir do 12º quilômetro Meira disparou na frente junto com atleta Marcos Bueno de Freitas, de Ponta Grossa. Apesar de não se alternarem nas posições correram visualmente juntos até o final, chegando apenas com oito segundos de diferença. Quarenta segundos depois, com o tempo de 1h12m27s chegou Julio Neto Coto, terceiro colocado. “Sabia que estava bem preparado e gosto dessa prova porque treino em montanhas”, comemorou Meira, que treina desde 2009 e foi segundo colocado na corrida da Graciosa do ano passado. Apesar disso, ele já sabe que ano que vem não vai ser fácil. Freitas, o segundo colocado, advertiu: “é a quarta vez que participo dessa prova, tenho melhorado ano a ano, em 2014 quero chegar em primeiro”. A superação ficou por conta de Neto Couto, que chegou em terceiro depois de ter participado de uma maratona em Foz do Iguaçu no domingo retrasado (02.10). “Senti demais do quilômetro 12 para o 13 e não consegui acompanhar os ponteiros, hoje foi puxado”, lamentou Couto. 
 
Surpresa aconteceu no feminino, até para a vencedora, a argentina Maria Paula Costantini, que cravou a prova em 1h44m49s. “Gosto de correr em subidas, mas não imaginava ganhar”, afirmou Maria Paula, que contou com toda vibração da família na chegada. Ela abriu quase seis minutos da segunda colocada Masumi Tajiri Egoshi, que pratica corrida de rua há dez anos e acredita ter se colocado bem em virtude de algumas ausências femininas. Na terceira colocação ficou Ana Virginia Giovaneli, com o tempo de 1h52m34s. 
 
“É sempre gratificante organizar a Corrida da Graciosa, é uma prova de superação, que traz muita satisfação para quem consegue completar o percurso”, explica o professor Tadeu Natalio, presidente da Associação Procorrer de Incentivo ao Esporte, organizadora do evento. Segundo ele, a subida da Graciosa de 2104 já está confirmada, mas com algumas alterações, novidades que prometem atrair mais corredores e deixar a tradicional prova ainda mais emocionante. Os resultados completos podem ser conferidos pelo site www.procorrer.org.br.  
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook