Pernambucanos são os melhores do Brasil na abertura do Circuito Caixa

Paul Kimutai duela com Justino (à direita, de azul) / Foto: Luiz Doro/adorofoto

Salvador - A experiência foi determinante na abertura do Circuito de Corridas Caixa 2014, neste domingo (13), em Salvador. Com a alta umidade provocada pela mistura de chuva e sol forte, os fundistas que souberam administrar o ritmo dominaram a prova. Os quenianos Paul Kimutai (30min23) e Jacklyne Chemwek (35min52), com várias passagens pelo Brasil, venceram a disputa e estabeleceram o recorde da etapa. 
 
Justino Pedro da Silva (30min50), que treina em Garanhuns, Pernambuco, e Fabiana Cristine da Silva (36min14), de Recife, vice-campeã da São Silvestre/2008 e vencedora dos 10.000 m do Troféu Brasil/2012, foram terceiros colocados e os melhores do Brasil na prova.
 
O dia começou com várias pancadas de chuva forte, o que não desanimou os baianos presentes à Av. Otávio Mangabeira, na orla da Praia de Pituba. No momento da largada, o sol apareceu com força, como se estivesse saudando os atletas e elevando a temperatura para 30 graus, com direito a arco-íris para coroar a festa de abertura do Circuito Caixa.
 
A prova reuniu um dos mais fortes pelotões de elite na história da competição, com nomes consagrados no Nordeste e no Brasil, como o hexacampeão brasileiro Giomar Pereira, o pernambucano Ubiratan José, ícone em seu Estado, e o sergipano José Nilson de Jesus, revelação de 2013. "A umidade acabou pegando todo mundo de surpresa. Vi muitos fundistas, em condições de vencer a prova, quebrarem no meio do caminho", conta Giomar. "Como já passei muitas vezes por isso, mantive o meu ritmo e nem tentei forçar a briga pelo pódio, para não me machucar." 
 
O vencedor Paul Kimutai concordou com o baiano de Jacobina. "O percurso é ótimo e todos correram muito. Havia grandes brasileiros na prova. Mas a umidade estava muito alta. O que contou foi a experiência. Larguei no pelotão da frente, mas sem forçar demais, e só abri distância a partir do sétimo quilômetro", conta Paul, que superou por 10 segundos o tempo feito em 2013 pelo compatriota Hillary Kibet (30min33), vice-campeão neste domingo. 
 
"Larguei forte desde o começo e procurei ficar no pelotão principal. Apesar do calor e da umidade, foi uma prova muito boa, ligeira", conta o pernambucano Justino Pedro da Silva. "Fui o primeiro brasileiro, é um resultado que me anima a correr ainda mais, nas próximas provas. Estou treinando muito para ser mais rápido, quero atingir as metas que não consegui no ano passado, como a vitória na Maratona de São Paulo."
 
Na corrida feminina a história foi parecida. "Puxei no início, vi que as outras atletas não vieram comigo e mantive o meu ritmo", contou Jacklyne Chemwek, que diminuiu em 16 segundos o tempo feito pela também queniana Consolata Cherotich (36min08) na capital baiana, em 2013. Jacklyne chegou a sentir a umidade no final, quando a colombiana Muriel Paredes, vice-campeã, e Fabiane Cristine da Silva conseguiram aproximar-se dela, mas deu um sprint e conseguiu vencer.
 
"Foi uma corrida muito tática, onde uma escolha errada podia custar o pódio. O nível estava bem forte, o calor também, mas gostei do meu desempenho" destaca Fabiana Cristine, recifense radicada em São Paulo. "Estou numa nova fase, correndo muito, e feliz por estar defendendo a Luasa Sports. Quero me dedicar mais às provas do Circuito Caixa, nesta temporada.
 
Herói do atletismo em Salvador - O medalhista olímpico Robson Caetano foi outro destaque da etapa de abertura do Circuito Caixa, em Salvador. Padrinho da prova, deu a largada, participou da premiação aos vencedores e foi muito assediado pelos atletas amadores, em busca de fotos e autógrafos. Ainda hoje recordista sul-americano dos 100 m, com 10 segundos cravados (México, em 1988), Robson tem entre suas conquistas o título de campeão pan-americano dos 100 m e dos 200 m e o bronze olímpico nos 200 m (Seul/1988) e no revezamento 4x100 m (Atlanta/1996). Hoje , integra do programa Heróis do Atletismo, iniciativa da Caixa e da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) que tem como objetivo difundir a prática do esporte entre crianças e jovens.
 
Resultados
 
Elite masculina
1. Paul Koech Kimutai (Quênia / Luasa Sports) - 30min23
2. Hillary Kipgetich Kemei (Quênia / Luasa Sports) - 30min46
3. Justino Pedro da Silva (Cruzeiro / CAIXA) - 30min50
4. Antônio Carlos de Jesus Borges - 30min52
5. Altobeli Santos da Silva (Cruzeiro / CAIXA) - 31min02
 
Elite feminina
1. Jacklyne Chemwek Rionoripo (Quênia / Luasa Sports) - 35min52
2. Muriel Coneo Paredes (Colômbia / Luasa Sports) - 35min56
3. Fabiana Cristine da Silva (Luasa Sports) - 36min14
4. Rosiane Xavier dos Santos (Gran Cursos / CAIXA) - 36min15
5. Marily dos Santos (Mizuno / Multsport) - 36min37
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook