Quenianos conquistam o pódio em etapa do Circuito da Longevidade

Dickson Kimeli Cheruiyot e Gladys Kemboi são os vencedores da 13ª etapa do Circuito da Longevidade, penúltima da temporada de 2015 / Foto: Elderth Theza

Belo Horizonte - Neste domingo (20), a Praça Nova da Pampulha, em Belo Horizonte, recebeu a última etapa do ano e 13ª da temporada 2015 do Circuito da Longevidade, promovido pelo Grupo Bradesco Seguros. Em disputa acirrada, a dupla do Quênia Dickson Kimeli Cheruiyot e Gladys Kemboi conquistaram a prova de corrida de 6 km. A prova foi acirrada e nos últimos metros os estrangeiros deixaram para trás os adversários brasileiros e ficaram com a vitória.
 
Campeão masculino com o tempo de 16’53’’, Dickson Kimeli Cheruiyot comemorou: “A prova foi fantástica, aproveitei cada minuto. Faz dois meses que estou aqui competindo e volto no próximo mês para o Quênia. Venho para cá e disputo apenas provas especiais como essa e, por isso, estou muito feliz em ser o campeão da etapa”.
 
O pódio masculino ainda contou com o, Joseph Tiophil Panga (17'00") como segundo colocado, e os brasileiros Gilmar Silvestre Lopes (17'07"), Gilberto Silvestre Lopes (17'10’’), respectivamente terceiro e quarto lugar.
 
Atleta Bradesco Seguros, Ederson Vilela Pereira, que conquistou sete etapas do Circuito da Longevidade somente este ano, ficou em quinto lugar com o tempo de 17’13’’. Sobre a disputa, o fundista comentou: “O percurso é ótimo, mas estava muito quente. Tive excelentes resultado no evento nesta temporada e, por isso, é uma pena não ter conquistado o primeiro lugar hoje. Agora vou me preparar para São Silvestre e para a última do Circuito da Longevidade, em São Paulo”.
 
Na elite feminina, a vencedora foi Gladys Kemboi, com o tempo de 19’50”. A segunda colocação ficou com Natalia Elisante Sulle (19’54’’), da Tanzânia,  seguida das brasileiras Tatiele Roberta Carvalho (20'14"), a atleta Bradesco Seguros, Adriana Cristina Silva da Luz (21'11") e Larissa Marcelli Quintão (21'22").
 
Após a corrida, saiu o grupo da caminhada, com participantes vindos de diversos municípios da região. Eles percorreram 3 km em volta à Lagoa da Pampulha. Ao todo, 4 mil pessoas participaram da etapa de Belo Horizonte do Circuito da Longevidade – 2 mil correndo e 2 mil caminhando.
 
A dupla de mascotes dos Jogos Rio 2016, Vinicius e Tom, marcaram presença no evento, acompanhado do Ginga, mascote do Time Brasil. Além de interagir com o público, os três deram a largada da prova de corrida e da caminhada. Vinicius e Tom estão presentes no uniforme de participação do evento, reforçando que a marca Bradesco Seguros é a seguradora oficial e patrocinadora dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.
 
Para os inscritos, foram oferecidos teste de pisada, avaliação física, massagem e bicicletário. Por meio de um equipamento de última geração, os interessados tiveram acesso a uma série de dados sobre sua condição física e receberam orientações de profissionais especializados para potencializar o treino e ganhar mais qualidade de vida. Já no teste da pisada, os participantes foram orientados a utilizar o tênis mais adequado ao seu passo. Todas as etapas do Circuito da Longevidade contam, também, com um bicicletário especial do “Movimento Conviva”, uma iniciativa do Grupo Bradesco Seguros para incentivar a convivência harmoniosa entre ciclistas, motoristas, motociclistas e pedestres.
 
Este foi o sexto ano consecutivo que o Belo Horizonte recebeu o Circuito da Longevidade, criado em 2007 com o objetivo de sensibilizar o público para a prática de atividade física para a conquista da longevidade com saúde, bem-estar e qualidade de vida. 
 
ESPORTE COM RESPONSABILIDADE SOCIAL
 
O Lar dos Idosos Clotilde Martins recebeu o valor equivalente ao da renda obtida com as inscrições no evento. A iniciativa se repete em todas as cidades onde o Circuito da Longevidade é realizado. Desde que foi criado, em 2007, mais de R$ 2,6 milhões já foram doados. Com objetivo de amparar idosos reconhecidamente pobres ou desamparados de Belo Horizonte e região, Lar dos Idosos Clotilde Martins é uma associação privada, sem fins lucrativos, que pertence à Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP).
 
LONGEVOS SÃO HOMENAGEADOS NO PALCO
 
Os mais longevos da corrida e da caminhada receberam troféus e homenagens no palco. Aos 91 anos, José Doutor da Boa Ventura e Vangelina Alves Santana, de 77 anos, foram os corredores mais longevos a participarem.
 
Na caminhada, destacaram-se Ivany Pereira, de 76 anos, e Maria Agenaria de Morais, de 75 anos. A manhã na Lagoa da Pampulha foi animada também por aula de zumba fitness.
 

RESULTADO DA PROVA

Corrida – Prova Masculina

Classificação

Nome

Tempo

1

Dickson Kimeli Cheruiyot (QUÊNIA)

16'53"

2

Joseph Tiophil Panga (QUÊNIA)

17'00"

3

Gilmar Silvestre Lopes (BRASIL)

17'07"

4

Gilberto Silvestre Lopes (BRASIL)

17'10"

5

Ederson Vilela Pereira (BRASIL)

17'13"

Corrida – Prova Feminina

Classificação

Nome

Tempo

1

Gladys Kemboi (QUÊNIA)

19'50"

2

Natalia Elisante Sulle (TANZÂNIA)

19'54"

3

Tatiele Roberta Carvalho (BRASIL)

20'14"

4

Adriana Cristina Silva da Luz (BRASIL)

21'11"

5

Larissa Marcelli Quintão (BRASIL)

21'22"

 
 
Veja Também: 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook