Rosiane Xavier disputa o Circuito Caixa de olho no Rio 2016

Rosiane Xavier, campeã do Circuito CAIXA em Fortaleza / Foto: Luiz Doro / adorofoto

São Paulo - "Minha meta é 2016". O lembrete, colado no espelho do quarto de Rosiane Xavier desde 2012, diz muito sobre a determinação da brasiliense, atualmente quinta colocada no Ranking CBAt/Caixa de corredores de rua, com 266 pontos. 
 
Como preparação para a Olimpíada do Rio de Janeiro, a fundista escolheu se dedicar às provas de 10 km do Circuito de Corridas CAIXA nesta temporada e quer fechar o ano com o bicampeonato da etapa de Brasília, neste domingo (24). A prova terá largada às 8 horas no Eixo Rodoviário Sul, altura da Quadra 106, com percursos de 5 km e 10 km.
 
Para o técnico da atleta, Liomar Vieira, mais conhecido como Bigode, Rosiane vem evoluindo a passos largos. "Esta temporada está sendo fantástica para ela. A Rosiane teve um crescimento técnico e geral. Desde a etapa de Fortaleza do Circuito Caixa (4/9), quando foi a vencedora, é a melhor fundista da competição, com tempos menores em relação às primeiras do ranking brasileiro, em todas as provas", destaca, orgulhoso.
 
Parte dessa evolução, de acordo com Bigode, se deve à Edielza Guimarães, quarta do ranking com 303 pontos e companheira de equipe, a Gran Cursos. "A Edielza é a principal sparring da Rosiane nas provas, a atleta com quem ela mais vem brigando por posições. Quanto maior é a disputa entre as duas, mais forte é o ritmo da Rosiane", explica o técnico.
 
A expectativa, para a etapa que encerra o Circuito Caixa, no Distrito Federal, é de uma nova vitória, repetindo o resultado de 2010. "Ela vai correr em casa, contando com a torcida. Além disso, é a última prova de 10 km no ano. Se a Rosiane conseguir acompanhar a Edielza, na classificação, pode disputar a Pampulha (17,8 km). E talvez corra a São Silvestre, se receber convite", explica Bigode. "Mas, seguindo o nosso planejamento, ela vai partir para as meias-maratonas em 2014, e em 2015 vai se focar nas maratonas. Será um crescimento gradual, em busca do índice para a maratona nos Jogos de 2016."
 
O Circuito Caixa já teve etapas em Goiânia (7/4), Uberlândia (11/5), Belo Horizonte (26/5), Campo Grande (9/6), Salvador (16/6), Fortaleza (4/8), Recife (11/8), Porto Alegre (1º/9), Curitiba (29/9), Ribeirão Preto (19/10) e São Paulo (27/10). Presente em quatro das cinco regiões brasileiras, o evento conta com a chancela da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt). As 12 provas somam pontos para o Ranking CBAt/Caixa de corredores de rua. Os dez primeiros colocados no ranking, no masculino e no feminino, garantem o patrocínio da CAIXA para 2014.

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curta - EA no Facebook