Corrida de revezamento Volta à Ilha ASICS 2013 é nesse sábado

 A partir das 4h15min, 3.700 atletas com diferentes estados e níveis de preparação correrão para alcançar o mesmo objetivo: vencer 140 km / Foto: Divulgação

Florianópolis - O 18º Revezamento Volta à Ilha ASICS acontece na manhã de sábado, 20 de abril, em Florianópolis. A partir das 4h15min, 3.700 atletas com diferentes estados e níveis de preparação correrão para alcançar o mesmo objetivo: vencer 140 km de trilhas, morros, asfalto e areias que compõem a paisagem das praias da Ilha de Santa Catarina. Desde a última edição, as novidades são os 2 km percorridos de banana boat ou barco e o atalho de duas trilhas que aumentam a dificuldade e encurtam 10 km da prova. 
As duas equipes favoritas para a conquista do troféu na categoria Aberta, composta por oito atletas, são a Paquetá Esportes/Asics, de Porto Alegre - RS, e a Beckhauser Malhas, de Tubarão – SC. A Paquetá foi campeã por cinco vezes seguidas, mas perdeu para a Beckhauser em 2011 e 2012. No ano passado, os atletas de Tubarão venceram a corrida com 12 minutos e 2 segundos a menos que a equipe rival, com um tempo total de 8h19min33s.
 
As equipes iniciantes largam ainda de madrugada, às 4h15min, e completam a volta na Ilha no início da noite. Os atletas de elite saem às 7h30min e terminam a prova por volta das 15 ou 16h. O ponto de largada e de chegada da corrida é no trapiche da Avenida Beira-Mar Norte. Neste ano, a prova terá transmissão ao vivo pela internet, no site da Ecofloripa.
 
Volta à Ilha consciente - A organização da corrida que toma emprestados 140 km do contorno da Ilha de Santa Catarina também está de olho na preservação das belezas naturais de Florianópolis. Todo o lixo produzido durante a prova, como copos descartáveis e latinhas, é recolhido e encaminhado a uma empresa de reciclagem. No regulamento também está previsto que os atletas que jogarem lixo fora dos locais adequados serão penalizados com acréscimo de tempo na cronometragem da 18ª edição do Volta à Ilha ASICS, que será realizado no dia 20 de abril, com largada e chegada no trapiche da avenida Beira-Mar Norte.  O papel reciclado é utilizado em todo o material impresso do evento, como revista, mapa e jornal dos resultados. Além disso, a sinalização da prova é retirada imediatamente após o último atleta passar, inclusive as marcações nas trilhas.
 
Solidariedade - A Eco Floripa Eventos Esportivos doou parte do valor da inscrição de cada atleta para a Sociedade Espírita de Recuperação, Trabalho e Educação - Serte, localizada no bairro Cachoeira do Bom Jesus, em Florianópolis. Atualmente, a Serte atende a 63 velhinhos no Lar Irmão Erasto e a 25 crianças no Lar Seara da Esperança. Tem ainda um educandário, o Lar de Jesus, para 120 alunos da comunidade. Na última semana, cestas básicas e roupas também foram doadas pela Eco Floripa para a comunidade carente de Foz do Rio, em Biguaçu. 
 

 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook