2 mil vagas de voluntários para a produção das cerimônias em 2016

Show de fogos na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos Londres 2012 / Foto: Getty Images / Jamie Squire

Rio de Janeiro - Um show de pirotecnia, muita música, coreografias e performances. Assistidas por bilhões de espectadores ao redor do mundo, as cerimônias de abertura e encerramento proporcionam alguns dos momentos mais emocionantes dos Jogos, como o desfile dos atletas, a chegada da tocha e o acendimento da pira Olímpica. 
 
Em 2016, 2 mil voluntários vão fazer a diferença na produção deste espetáculo, ajudando na criação do figurino, na preparação do cabelo e da maquiagem do elenco e até na montagem dos cenários.
 
“Os voluntários terão realmente a experiência do que é trabalhar em grandes eventos do ‘show business’, pois as cerimônias dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos são produções grandiosas, que envolvem milhares de pessoas no palco e também nos bastidores, lado a lado com os melhores profissionais da indústria do entretenimento”, conta Maria Ilka, especialista da área de Cerimônias do Comitê.
 
Divididos entre área criativa, técnica e de operações, são muitos os papéis a serem desempenhados por esses “produtores” durante as cerimônias de abertura e encerramento dos Jogos e na entrega das medalhas aos atletas após as competições.
 
Entre os criativos, figurinistas, maquiadores e cabelereiros, assistentes de elenco e protocolo são alguns dos destaques. Já na área técnica, os voluntários poderão contribuir na construção e montagem do palco e seus elementos cenográficos, além de auxiliar na comunicação entre as diferentes equipes. Assistentes de operações, por sua vez, atuarão garantindo que tudo aconteça em perfeita sincronia, auxiliando no credenciamento e na manutenção dos envolvidos nos diferentes ambientes de ensaio e de apresentação.
 
Alguns voluntários serão responsáveis ainda por carregar as medalhas e flores que serão entregues aos atletas, além de acompanhá-los, nos eventos de premiação.  
 
“Logo após o fim da Copa do Mundo, percebi que podemos mostrar ao mundo tudo o que temos de melhor, toda a nossa alegria e hospitalidade, e gostaria de ter contribuído mais para o meu país naquele momento de grande visibilidade mundial. Como sempre gostei da parte de planejamento, protocolos e etiquetas, optei pela área de cerimônias quase que instintivamente. Com certeza, será um evento inesquecível!”, comenta o carioca Leonardo Conceição, de 37 anos, que já se inscreveu para ser voluntário dos Jogos.
 
Para participar, basta ter 18 anos, completos em fevereiro de 2016 e disponibilidade para atuar durante o período dos Jogos  Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. Os interessados podem se inscrever até o dia 15 de dezembro acessando www.rio2016.com/voluntarios ou telefonando para 3004-2016, ligação local de qualquer estado do Brasil.

 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curta - EA no Facebook