500 dias: elogios ganham força, mas Rio ainda enfrenta problemas

Foto oficial dos 500 dias é divulgada com mascote Vinícius / Foto: Alex Ferro / Rio 2016

Rio de Janeiro - É certo que, há um ano atrás, a situação do Rio era bem pior. Com massivas críticas públicas feitas por cartolas de diversas federações internacionais, o Comitê Olímpico Internacional (COI) se viu, à época, na obrigação de expor a desorganização da cidade, dando um puxão de orelhas daqueles em frente às cameras. Ameaçou até uma intervenção, que não saiu da ameaça. 
 
Hoje, contudo, a situação é mais confortável, mas não totalmente diferente. O presidente do COI, Thomas Bach, chegou a brincar em sua última visita, no mês passado, dizendo que ainda estará cumprimentando os funcionários das obras nas arenas no dia da abertura dos Jogos. Há atrasos, mas que não são preocupantes, segundo os órgãos responsáveis. 
 
Além deles, problemas pontuais desprestigiam promessas que deixariam legado histórico à cidade como a despoluição da Baía de Guanabara, firmada em 80% no dossiê da vitória da candidatura carioca à sede de 2016. Falhou o governo do Rio. Segundo o governador Pezão, num cenário otimista, 49% será despoluído no local das provas de vela. 
 
Se os protestos causaram furor na Copa das Confederações, em 2013 e preocuparam muito os organizadores da Copa do Mundo, no ano seguinte, a promessa é de investimento milionário para evitar transtornos em 2016. 
 
Motivo é o que não falta para a pauta dos movimentos sociais: um deles é a remoção forçada de moradores da Vila do Autódromo, comunidade carente ao lado do Parque Olímpico, sem garantia de indenização da prefeitura. 
 
Preocupa também a manifestação contrária à construção do campo de golfe na Reserva de Marapendi, área de proteção ambiental. O grupo Ocupa Golfe contesta a cessão do prefeito Eduardo Paes da área, avaliada em R$ 300 milhões, para o campo de golfe, que no futuro fará parte de um condomínio fechado, mesmo sendo construído teoricamente para o público. 
 
As preocupações, entretanto, não deixam de se misturar à ansiedade de se receber, pela primeira vez na América do Sul, uma edição dos Jogos Olímpicos. A hashtag #Rio2016 tem sido utilizada ao longo do dia massivamente pelos internautas. 
 
Veja Também: 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curta - EA no Facebook