60 mil voluntários inscritos em uma semana

Francisca faz parte do grupo de voluntários pioneiros que já está contribuindo na organização dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 / Foto: Rio 2016 / Alexandre Loureiro

Rio de Janeiro - Uma semana após a abertura das inscrições do Programa de Voluntários Rio 2016, uma verdadeira multidão se une em busca de um novo sonho: fazer parte do maior evento esportivo do planeta. Até esta quinta-feira (04), mais de 60 mil pessoas se inscreveram para concorrer a uma das 70 mil vagas oferecidas pelo programa, oriundos de nada menos do que 160 países. As inscrições foram abertas em 28 de agosto e se encerram em 15 de novembro.
 
Oriundos dos quatro cantos do planeta, cerca de 60% dos inscritos já praticaram ações de voluntariado. Exemplo disso é o impressionante número de inscritos da China (3.204), Rússia (2.595) e Grã-Bretanha (2.318), países que receberam os últimos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Verão e Inverno. Uma das maiores potências nos Jogos, os Estados Unidos da América também chegaram em peso e já apontam 2.874 candidatos no processo. Até o momento, no entanto, é o país-sede que vai levando o ouro no número de inscritos, com cerca de 38 mil brasileiros e brasileiras querendo participar.
 
Entre estudantes, profissionais na ativa e aposentados, existem candidatos para todas as 500 funções do programa, de motoristas a profissionais da saúde, passando por costureiras, maquiadores, e intérpretes das mais variadas línguas.
 
Um dos mais ávidos candidatos é o britânico Ian Kershaw, de 51 anos, que descobriu uma nova vocação quando viu que os Jogos Olímpicos seriam realizados na sua cidade.
 
“Fui voluntário em Londres 2012, liderando a força de trabalho da Vila dos Atletas. Posso afirmar que foi o melhor mês da minha vida. Então, quando soube que as inscrições para o Rio 2016 estavam abertas, me inscrevi logo no primeiro dia disponível”, contou o britânico, que foi além do formulário de inscrição e criou o site ‘Going to Rio 2016’, onde troca informações com outros candidatos sobre acomodação e transporte na cidade.
 
“A minha ideia é compartilhar a experiência como voluntário e trocar informações comuns a todos os voluntários internacionais, como acomodação e custos na cidade. É muito bom ver que existem outras pessoas na mesma situação e que podemos nos ajudar. Tenho recebido muitos comentários de outros candidatos que também já se inscreveram no programa”, completou.
 
Os cariocas ainda são maioria no processo. Um deles é a estudante Raquel Mandarino, de 20 anos, que espera fazer do voluntariado um propulsor para sua carreira profissional.
 
“Me candidatei para a área de produção, pois estudo comunicação e esta é uma oportunidade única de conhecer novas pessoas ligadas à minha profissão. Eu acho que o espírito dos Jogos tem tudo a ver com isso, conhecer e unir o mundo”, afirmou.
 
Já para o analista financeiro Igor Lafaeff, de 27 anos, participar do programa é a chance de colocar em prática habilidades pouco utilizadas no dia a dia.
 
“Fui voluntário dos Jogos Sochi 2014 e foi uma experiência incrível. Além de treinar o russo, que aprendi para o evento, pude interagir mais com as pessoas, uma coisa que não faço muito, pois trabalho como analista financeiro em escritório e fico mais sozinho. Com certeza vi um outro lado da minha profissão e aprendi muito a me relacionar mais com as pessoas. Isso foi o que mais gostei. Com os Jogos no Brasil, tenho certeza que vai ser ainda melhor”, contou o brasileiro.
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curta - EA no Facebook