A 150 dias dos Jogos, Maracanã sofre com forte enchente

Em 2013 Maracanã já sofria com enchentes; obras não foram concluídas até hoje / Foto: Buda Mendes / Getty Images

Rio de Janeiro – O Complexo do Maracanã foi mais uma vez vítima de uma forte enchente após horas de um intenso temporal no Rio de Janeiro no último final de semana. O palco da final da Copa do Mundo de 2014 e da abertura e encerramento dos Jogos Olímpicos, em agosto, sofreu diretamente com o atraso nas obras do entorno.
 
Obras que seriam feitas ainda para o mundial da FIFA não se concretizaram e estão diretamente ligadas à enchente. O prefeito da cidade, Eduardo Paes, havia conseguido junto ao governo federal patrocínio para uma série de intervenções para contenção de enchentes nos bairros vizinhos do Maracanã.
 
Orçados em quase R$ 590 milhões, tinham previsão de conclusão para meados de 2014, antes da Copa do Mundo, mas até hoje não estão prontos. Na época da Copa, apenas um dos cinco piscinões prometidos havia sido concluído. O desvio do Rio Joana, essencial para combater as cheias ao redor do estádio, ainda não havia sido feito.
 
Hoje, a 150 dias dos Jogos Olímpicos, a construção de um piscinão e o desvio do Rio Joana seguem sem serem finalizados. “Enquanto todo o projeto para controle de enchentes não estiver totalmente pronto, existe o risco de cheias. A gente já queria ter terminado tudo isso, mas estamos fazendo obras em áreas tombadas [no caso do desvio do Rio Joana]. Isso demora um pouco”, justificou-se Paes.
 
A previsão da prefeitura agora é que tudo esteja concluído até junho.
 
Veja Também: 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curta - EA no Facebook