Aeroportos de Congonhas e Santos Dumont em ritmo de Olimpíadas

Equipe chinesa de ginástica artística / Foto: Infraero

Rio de Janeiro - Os aeroportos Santos Dumont (RJ) e Congonhas também estão no clima dos Jogos Olímpicos. Na manhã de sexta-feira (29.07), a alegria tomou conta da área de desembarque com a chegada das jogadoras da seleção brasileira de rúgbi. Na quarta, quem passou por lá foram os atletas brasileiros da seleção masculina de handebol. Em Congonhas, o time de futebol feminino do Canadá e a equipe de ginástica artística da China foram os destaques. As atletas do futebol vão fazer sua estreia na Arena Corinthians. As chinesa vinham de um período de treinos de aclimatação em São Paulo e embarcaram rumo à Vila Olímpica. 

As atletas do rúgbi chegaram ao Rio após treinamentos em São José dos Campos (SP), considerada a “capital brasileira” desse esporte, tradicional no Reino Unido. Elas comemoram o retorno da modalidade ao megaevento, que durante 92 anos ficou fora das Olimpíadas. E será exatamente contra a Grã-Bretanha que as brasileiras vão estrear nas Olimpíadas, no dia 6 de agosto.
 
Também desembarcaram pelo Santos Dumont o ginastas Arthur Zanetti, campeão olímpico e mundial das argolas, único brasileiro e o primeiro latino-americano a conquistar uma medalha olímpica de ouro em qualquer das categorias de seu esporte. Diego Hypólito é bicampeão mundial do solo e também chegou pelo aeroporto. Ambos são esperança de medalha.
 
Outra celebridade esportiva que chegou nesta semana ao Rio pelo Santos Dumont foi o técnico da Seleção Brasileira de Vôlei, José Roberto Guimarães. Ele é o único brasileiro tricampeão olímpico e o único técnico no mundo campeão olímpico com seleções de ambos os sexos: a masculina em Barcelona 1992 e a seleção feminina em Pequim 2008 e Londres 2012.
 
Outras delegações devem desembarcar no Santos Dumont até o dia 15, com destaque para as seleções brasileiras feminina de polo aquático e de basquete masculino, no dia 3.
 
Modernização
 
Um dos destaques do aeroporto é a moderna sala de embarque, a primeira no Brasil totalmente revestida de material transparente, que dá uma ampla visão para a Baía de Guanabara, onde é possível observar cartões-postais da cidade, como a Ponte Rio-Niterói, a Ilha Fiscal, local onde foi realizado o último baile do Império, o Museu de Arte Contemporânea, cujo projeto leva a assinatura de Oscar Niemeyer, a cidade de Niterói, a Escola Naval e o Pão de Açúcar.
 
Para se adaptar à rotina das Olimpíadas, o terminal vai funcionar em horário diferenciado de 3 a 23 de agosto. A aviação comercial vai operar das 6h às 23h59, e a aviação executiva e os táxis-aéreos também poderão operar durante a madrugada, das 2h até 8h. Encerrado este período, o aeroporto voltará a funcionar em seu horário normal, das 6h às 22h30.

Veja Também: 

 

 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curta - EA no Facebook