Agora é lei: estrangeiro não precisa de visto para Olimpíadas

Dilma Rousseff e Carlos Arthur Nuzman, presidente do COB / Foto: Alex Ferro / Rio 2016

Rio de Janeiro – A presidenta Dilma Rousseff sancionou, nesta terça-feira, a lei que autoriza os Ministérios do Turismo, Justiça e Relações Exteriores a não cobrarem vistos para os estrangeiros que vierem assistir aos Jogos Olímpicos do Rio, em 2016.
 
O texto traz, expressamente, que não haverá necessidade de comprovar que o estrangeiro detém ingresso ou que irá acompanhar alguma das competições esportivas. A portaria ainda prevê dispensa de visto para “nacionais de países especificados” que entrem no Brasil até o dia 18 de setembro e que tenham previsão de estadia de até 90 dias.
 
O objetivo é incentivar o turismo e evitar que haja demora devido à praxe burocrática no momento da entrada dos estrangeiros no Brasil. Quanto aos países específicos que não terão cobrança de visto, o Ministério do Turismo afirmou que serão nações com “forte tradição olímpica e que já realizaram os Jogos”.
 
Henrique Eduardo Alves, ministro do Turismo, indicou que Estados Unidos, Japão, Canadá e Austrália deverão ter seus cidadãos isentos de visto para entrar no Brasil. Por outro lado, países que apresentem riscos migratórios ou ameaça à segurança nacional não gozarão do benefício. A pasta não especificou, porém, quais nações seriam enquadradas neste critério.
 
Veja Também: 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curta - EA no Facebook