Algoz do futebol brasileiro, México pode ficar fora das Olimpíadas

Forte no futebol, México poderá ficar fora da Rio 2016 / Foto: Divulgação

Rio de Janeiro – Os mexicanos que conseguirem se classificar para as Olimpíadas Rio 2016 podem não ser autorizados a participar com suas bandeiras por problemas políticos. O COI (Comitê Olímpico Internacional) está cogitando punir o México com a exclusão dos próximos Jogos Olímpicos. O motivo seria um conflito entre o governo e as federações esportivas.
 
Segundo consta, o problema estaria ligado a repasse de verbas públicas para as federações. A punição será debatida pelo COI entre os dias 8 e 10 de dezembro, no próximo encontro do Conselho Executivo do órgão, em Lausanne, na Suíça.
 
O motivo que levaria a entidade a excluir o México é uma cláusula de seu estatuto que impede a interferência governamental nas federações esportivas, que devem ter independência. O Kuwait, por exemplo, foi suspenso por ter burlado este princípio e pode ficar fora das Olimpíadas.
 
Caso isso ocorra, o COI ainda poderá permitir que os atletas mexicanos compitam sob a bandeira olímpica, cedida a atletas apátridas ou em países descredenciados pelo COI. Em Londres 2012 a delegação mexicana voltou para casa com sete medalhas, sendo um ouro, três pratas e três bronzes.
 
O ouro veio depois da vitória sobre a seleção masculina do Brasil na final olímpica em que a equipe de Neymar buscava seu primeiro título em Olimpíadas.
 
Veja Também: 
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curta - EA no Facebook