Animada, técnica vê evolução no nado e quer Brasil na final olímpica

Gêmeas do nado Bia e Branca posam com Maura Xavier (de óculos) e ministro George Hilton / Foto: Esporte Alternativo

Rio de Janeiro - A técnica responsável pelas meninas do nado sincronizado do Brasil era só alegria após a exibição da rotina técnica da equipe neste sábado, durante o evento teste da modalidade no Parque Aquático Maria Lenk, na zona Oeste do Rio. 

Maura Xavier viu, na coreografia das oito nadadoras, muito mais sincronia do que na exibição do Pan-Americano de Toronto, por exemplo, ou na do Mundial de Kazan, na Rússia, ambas competições em 2015. 

"Fiquei satisfeita com as mudanças, a coreografia e a execução. Elas executaram melhor, mais sincronizadas, mais precisas nos movimentos. Eu já ouvi algumas opiniões de técnicos, que estão num patamar acima do nosso, elogiando muito", afirma Maura. 

A seleção executou sua coreografia pela primeira vez com a voz de Ivete, o que pode ter impactado na performance, segundo Maura. Sobre a meta para a Rio 2016, ela deixa em aberto para o evento por equipes, mas garante que no dueto o objetivo é bem claro. 

"A gente tem que se preocupar com a classificação do dueto na final. Porque nas duas últimas Olimpíadas o dueto do Brasil ficou em 13º, ali perto. Então a gente está no Brasil a gente quer ir pra final no dueto. Não necessariamente só isso. A gente quer subir uma posição ou outra. Porque os duetos é uma diferença muito pequena entre uma nota e outra, às vezes você vê do nono até o 14º não é nem um ponto de diferença...", explica a treinadora. 

E se a vibração da torcida neste sábado no Maria Lenk foi positiva, Maura quer que a eventual pressão também seja, ao ser convertida em energia para as nadadoras. 

"A gente tem a nossa psicóloga e hoje já foi uma prévia do que seria nos Jogos. A equipe é muito positiva, elas estavam super focadas lá dentro como se já fossem as Olimpíadas. Eu até disse a elas: hoje é a primeira nadada de vocês, a segunda será nas Olimpíadas. Então tudo o que a gente faz é pensando nos Jogos", finalizou.

Veja Também: 

 

 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curta - EA no Facebook