Após críticas com poluição, Federação confirma vela na Baía

Baía foi muito criticada pela qualidade da água / Foto: Divulgação / Escola Naval

Rio de Janeiro – A Federação Internacional de Vela (Isaf) confirmou, nesta quinta-feira, que quatro trechos da Baía de Guanabara abrigarão as regatas dos Jogos Olímpicos do Rio, em 2016, mesmo com os problemas constantemente criticados em relação à poluição da água e ao lixo flutuante no local.
 
O anúncio foi feito em conjunto com a divulgação do calendário provisório da disputa olímpica da modalidade. As primeiras regatas ocorrerão no dia 8 de agosto, a partir das 13h, na classe RS:X, na raia do Pão de Açúcar.
 
No mesmo dia ainda entram na água os atletas da Laser e da Radial, na raia da Escola Naval. No dia 9, estreia a classe Finn na mesma raia da RS:X. No dia 10 é a vez dos velejadores da 470 e da Nacra 17 entrarem em ação. Por fim, atletas da 49er e da 49er FX velejam no dia 12. A primeira disputa de medalhas ocorre no dia 14.
 
As raias anunciadas foram Ponte, Escola Naval e Pão de Açúcar, todas dentro da Baía. Fora dela ainda estão as raias Copacabana e Niterói. Outros dois percursos reservas foram considerados e serão montados, um dentro da Baía (Aeroporto) e outro fora (Pai).
 
Peter Sowrey, diretor executivo da Isaf, havia dito anteriormente que as regatas olímpicas poderiam ser montadas fora da Baía pois não gostou do que viu no evento-teste da modalidade em agosto. Na entrevista, dada à Associated Press, ele se disse insatisfeito, por exemplo, com o fato de um barco brasileiro ter capotado por causa do lixo na Baía.
 
Veja Também: 
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curta - EA no Facebook