Árbitros brasileiros são convidados para atuar nas Olimpíadas 2016

Nilson Menezes e Rogério Pinto estarão nos Jogos Olímpicos / Foto: Cinara Piccolo/Photo&Grafia/arquivo

Rio de Janeiro - A dupla de árbitros brasileiros Rogério Pinto e Nilson Menezes está próxima de alcançar mais um importante objetivo na carreira. Eles foram convidados pela Federação Internacional de Handebol (IHF) para representar a arbitragem pan-americana nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em agosto. Nas Olimpíadas de Pequim, em 2008, eles também foram os únicos árbitros das Américas na competição, uma honra dada a poucos.
 
Para Rogério, o convite é fruto do trabalho realizado há anos. "Trabalhamos para conseguir esse objetivo novamente. Participamos dos principais campeonatos dos últimos anos, como Mundiais e Jogos Pan-Americanos. Estamos colhendo o que plantamos. No cenário atual, são raros os árbitros com duas olimpíadas no currículo e, por isso, estamos muitos felizes", afirmou.
 
Já Nilson espera continuar realizando o mesmo trabalho de antes até os Jogos Olímpicos para chegar à competição da melhor forma possível. "Apitar em casa não é da mesma forma. A responsabilidade aumenta. Estaremos representando o Brasil, a América e nossos amigos estarão assistindo e esperando um bom trabalho de nós. Temos que retribuir à altura o convite da IHF. Agora é trabalhar a cada dia como vínhamos trabalhando antes e desfrutar do momento quando chegar a hora", disse.
 
Antes dos Jogos Olímpicos, porém, a dupla brasileira também foi convidada para atuar no Pré-Olímpico em Malmö, na Suécia, de 8 a 10 de abril, quando Eslovênia, Espanha, Suécia e Irã estarão disputando duas vagas olímpicas. "Com certeza será um bom preparatório. Será um torneio muito forte. Os árbitros já terão que estar muito bem preparados, porque as equipes vão dar a vida pela vaga olímpica", declarou Rogério.
 
"É mais uma oportunidade de ouro para testar o nosso nível. Nossa preparação vem de cinco anos, mas esses próximos meses também serão de muito trabalho físico e técnico, estudando e assistindo vídeos", completou Nilson.
 
Além dos Jogos Olímpicos, Rogério e Nilson participaram de cinco Mundiais Adulto Masculino, um Adulto Feminino, três Jogos Pan-Americanos, um Super Globe, entre outros campeonatos internacionais.
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curta - EA no Facebook