Artistas se unem por comunidade desalojada pelo Parque Olímpico

Moradores protestam contra demolição de mais um prédio da Vila Autódromo / Foto: Divulgação

Rio de Janeiro – Depois de forçar a saída de centenas de famílias da comunidade da Vila Autódromo, que ocupa uma área ao lado do Parque Olímpico há 50 anos, a prefeitura tem intensificado a pressão sobre as cerca de 50 famílias restantes – há três anos, eram aproximadamente 600.
 
Um grupo de artistas e intelectuais brasileiros questiona o projeto do Parque Olímpico da Barra, na zona Oeste da cidade, que receberá dezenas de modalidades nos Jogos Rio 2016. A escritora Marcia Tiburi afirma, em vídeo, cobra explicações do prefeito Eduardo Paes (PMDB).
 
"Devemos perguntar a ele [Eduardo Paes], por dever de cidadania, o que ele fará com os moradores da Vila Autódromo que neste momento, no Rio de Janeiro, apresentam um interessantíssimo plano de reurbanização do local de morada e que exigem o direito de permanecer no local", afirmou, em referência a um projeto que prevê a manutenção da casa dos moradores mesmo com o Parque Olímpico.
 
Gregório Duvivier, ator e escritor com milhares de seguidores, também cobra mais atenção e compaixão com os moradores da Vila Autódromo. "85% dos moradores da Vila Autódromo foram removidos pela prefeitura por causa das Olimpíadas”, informa Gregório.
 
“Os 15% que ficaram lá hoje em dia vivem em escombros, sem nenhuma infraestrutura e sem nenhum plano de reurbanização por parte da prefeitura. Então eu queria interpelar o prefeito Eduardo Paes para saber quando é que vai ser feito um plano de reurbanização da Vila Autódromo. É urgente", emendou o ator, que acumula mais de 30 mil visualizações no vídeo.
 
As famílias remanescentes do local se recusam a deixar suas casas e convivem diariamente com demolições. A última delas, na semana passada, colocou abaixo o prédio da Associação de Moradores Vila Autódromo.
 
Em março de 2015, Paes assinou um decreto colocando as 58 casas restantes como de “utilidade pública”, minando qualquer chance de negociação com os moradores do bairro. A partir daí, diversos conflitos judiciais e remoções diretas se intensificaram na área.
 
Veja Também: 
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curta - EA no Facebook