Atleta será o mais velho dos EUA em uma maratona olímpica

Meb comemora vitória em LA que lhe rendeu vaga olímpica, aos 40 anos / Foto: Getty Images

Rio de Janeiro – Se você acha difícil disputar os 42km de uma maratona, imagina para um quarentão? Mebrahtom Keflezighi não se importa com a idade e acaba de se classificar para os Jogos Olímpicos Rio 2016, aos 40 anos para representar os EUA na maratona. O atleta ficou em segundo em Los Angeles e conseguiu a vaga após um tempo de 2h12m20s.
 
Na Rio 2016, quando começar a correr, em agosto, o americano terá 41 anos. Nascido na Eritreia, Meb já é medalhista olímpico – foi prata em Atenas 2004, na mesma prova polêmica em que Vanderlei Cordeiro de Lima viu o ouro escapar do Brasil depois que um irlandês vestido de padre o empurrou para fora da pista. O brasileiro acabou com o bronze dessa prova.
 
“Ele é um atleta do tipo um-em-um-milhão. É quase sobre-humano. Tem aquela coisa intangível, como Michael Jordan. Ele é provavelmente o maior maratonista americano de todos os tempos”, declarou Ryan Lamppa, especialista em corridas de longa distância.
 
Meb teve uma infância difícil, convivendo com a guerra de libertação vivida pelo seu país. Viveu em meio a assassinatos e, aos 12 anos, imigrou para os Estados Unidos com sua família para fugir do horror na Eritreia.
 
Quando começou a correr na escola, seu professor disse que um dia ele correria nos Jogos Olímpicos. Na ocasião, Meb, inocente, perguntou “O que são Jogos Olímpicos?”
 
Veja Também: 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curta - EA no Facebook