Atos conclui com sucesso as 200 mil horas de testes de TI para os Jogos Rio 2016

A tecnología para os Jogos mais conectados da história passa por todos os principais testes, de ataques cybernéticos até desastres naturais / Foto: Divulgação

Rio de Janeiro - Todos os componentes dos sistemas de TI dos Jogos Olímpicos, como comunicação, mídia, esportes e tecnologia de segurança foram completamente testados e avaliados pela Atos, líder internacional em serviços digitais e parceira mundial de TI do Comitê Olímpico Internacional (COI), em parceria com o Comitê Organizador Rio 2016® e outras empresas de tecnologia.
 
O Ensaio Técnico (Technical Reharsal) foi projetado para testar a atuação do sistema de TI durante as três datas de maior demanda dos Jogos, que provavelmente serão os dias 9, 10 e 12 de agosto.
 
Esse segundo Ensaio Técnico é a etapa final do cronograma de testes rigorosos implementado pela Atos para apoiar os Jogos mais conectados e digitais da história. O Ensaio representa a conclusão de mais de 200 mil horas de testes de TI, incluindo a verificação da tecnologia usada pelos 44 ensaios esportivos realizados entre agosto de 2014 e maio de 2016, além de checagem dos sistemas, como o Credenciamento e o Portal de Voluntários, que serão administrados via nuvem pela primeira vez nos Jogos Olímpicos.
 
Durante o Ensaio Técnico, a equipe e os sistemas de tecnologia da Atos enfrentaram quase 500 cenários operacionais pré-definidos, entre eles: inundação, desconexão da rede, quedas de energia, mudanças da agenda de competições e ataques contra a segurança em 22 arenas olímpicas.
 
“A Atos está liderando a transformação digital dos Jogos Olímpicos, que irá criar uma completa experiência global para centenas de milhares de fãs de esportes nas áreas olímpicas no Rio e também para bilhões de expectadores ao redor do mundo”, diz Patrick Adiba, vice-presidente Comercial e CEO de Grandes Eventos da Atos.“O último Ensaio Técnico é apenas um dos muitos marcos na jornada da Atos nos Jogos Olímpicos. Testar tanto a tecnologia, quanto nossa equipe é importantíssimo para entregar com perfeição o maior contrato de TI em esportes do mundo”, revela Adiba.
 
O Ensaio avaliou a resposta da equipe e do sistema em relação a cada cenário, permitindo criar, testar e aprimorar respostas para praticamente qualquer situação durante os Jogos.  “Os 7 mil atletas que participaram dos eventos-teste, os 450 profissionais de TI do Comitê Organizador do Rio 2016, a Atos e os outros parceiros de tecnologia passaram pelas 200 mil  horas de testes rigorosos para a preparação para os Jogos desse ano”, disse Elly Resende, diretor de tecnologia da Rio 2016. “Simulando eventos reais, em locais reais e em condições muito próximas daquelas encontradas durante os Jogos, é possível preparar todos os principais envolvidos para garantir o sucesso nos Jogos Olímpicos”, finaliza Resende.
 
A Atos fornece soluções de TI para os Jogos Olímpicos desde 1992 e é um parceiro importante para a transformação digital dos Jogos de Rio 2016.
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curta - EA no Facebook