Baía de Guanabara é assegurada como sede dos Jogos Olímpicos

Carlos Arthur Nuzman participou de audiência pública na Comissão do Esporte na Câmara dos Deputados / Foto: Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados

Rio de Janeiro - O Comitê Organizador Rio 2016, a Autoridade Pública Olímpica (APO) e a Confederação Brasileira de Vela (CBVela) reafirmaram nesta quarta-feira (27.05), em Brasília: as competições de vela nos Jogos Olímpicos Rio 2016 serão realizadas na Baía de Guanabara. 
 
Representantes das três entidades estiveram na capital federal para esclarecer às comissões do Esporte e do Turismo da Câmara dos Deputados a situação atual do local e as previsões para o próximo ano.
 
“A decisão já foi tomada e isso tem cinco anos. Nenhum outro lugar tem estrutura de TV, fibra ótica, iluminação e estrutura médica como a Baía. As competições vão ser na Baía. Não vamos mudar”, afirmou Carlos Arthur Nuzman, presidente do Comitê Organizador Rio 2016. “Não existe plano B porque há condições de realização da competição na baía”, acrescentou Marcelo Pedroso, presidente da APO.
 
Durante audiência pública na Comissão de Turismo da Câmara, Pedroso reforçou que a meta para o ano que vem é de alcançar 80% de saneamento na região que circunda a Baía de Guanabara. Ele ressaltou o salto de qualidade conquistado nos últimos anos e afirmou que atualmente o local já é apropriado para receber competições de vela.
 
“Em 2007, 11% da área de influência era objeto de tratamento. Hoje já temos 50%. Se olharmos esse histórico, com um salto de 11% para 50%, já houve uma conquista importante nessa área. Além disso, já se colocou como um legado importante que a totalidade desse projeto seja alcançado num futuro muito breve”, informou Pedroso, lembrando que a água da Baía de Guanabara passou em todos os testes de padrão de qualidade internacional realizados nos últimos quatro anos.
 
A maior preocupação é com o lixo flutuante no local, combatido com sucesso graças a ações como as ecobarreiras e os ecobarcos no evento teste realizado em 2014 e que serão testados novamente no evento teste deste ano. “O estado está contratando 17 ecobarreiras, seis delas em funcionamento até o evento teste”, afirmou Pedroso.
 
Vantagem esportiva
 
Quando acabarem as competições de vela nos Jogos Olímpicos Rio 2016, a expectativa da Confederação Brasileira da modalidade é de alcançar o melhor resultado da história do país. Parte dessa esperança é justamente o fato de competir na Baía de Guanabara, um local que exige bastante conhecimento dos velejadores e que pode representar vantagem para os atletas da casa.
 
“É um dos locais mais técnicos do mundo para velejar. Você tem montanhas ao redor, correntes e as marés não são uniformes. Às vezes está enchendo em um determinado ponto e vazando em outro. Então é muito importante você conhecer bem a região”, afirmou Marco Aurélio Sá Ribeiro, presidente da entidade.
 
Veja Também: 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curta - EA no Facebook