Boxeadores lutarão sem protetor na cabeça no Rio após 32 anos

Boxeadores já lutam sem capacete nos campeonatos da Aiba / Foto: Divulgação / Aiba

Rio de Janeiro – Está definido que pela primeira vez após 32 anos, os boxeadores masculinos lutarão sem protetor na cabeça durante os confrontos nos Jogos Olímpicos do Rio. O Comitê Olímpico Internacional (COI) aprovou a mudança que já havia sido definida há alguns anos pela Aiba (Federação Internacional de Boxe).
 
"A Aiba forneceu dados médicos e técnicos que mostram que o número de concussões é menor sem o protetor", declarou o porta-voz do COI, Mark Adams. "Eles fizeram muita pesquisa nos últimos três anos. A regra está liberada para o Rio", garantiu.
 
Já as pugilistas mulheres, que foram aceitas nos Jogos Olímpicos apenas na última edição, em Londres 2012, serão obrigadas a continuar utilizando o equipamento de proteção individual.
 
A nova regra já é utilizada pela Aiba há pelo menos três anos, mas ainda não havia sido sancionada pelo comitê executivo do COI, que agora analisou a alteração e a ratificou sem embargos. Desde os Jogos de Los Angeles, em 1984, os lutadores utilizam a proteção na cabeça.
 
Veja Também: 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curta - EA no Facebook