Brasil estreará em cinco esportes olímpicos na Rio 2016; confira

Golfe terá atleta brasileiro pela primeira vez nos Jogos Olímpicos / Foto: Divulgação / COB

Rio de Janeiro - Como país sede dos Jogos Olímpicos de 2016, o Brasil terá direito a mandar atletas em várias modalidades as quais não está acostumado a competir em nível tão alto. Algumas, inclusive, como estreante. Isso fará com que tenhamos, certamente, uma das maiores, senão a maior, delegação olímpica de todos os tempos. 
 
Conheça abaixo os cinco esportes em que o país estreará com atletas em Jogos Olímpicos, desde que cumpra alguns requisitos técnicos estabelecidos pelo COI (Comitê Olímpico Internacional) para conseguir a (s) vaga (s).
 
Badminton
 
Mesmo se destacando nos últimos anos em campeonatos continentais como os Jogos Pan-Americanos de Toronto, em julho (com duas pratas e um bronze), o badminton no Brasil não é expressivo. 
 
Presente em Olimpíadas desde Barcelona 1992, o esporte nunca contou com uma atleta brasileiro nas disputas. Isso porque o critério para estar nos Jogos é uma boa posição no ranking mundial, objetivo nunca conquistado pelo Brasil.
 
Tudo indica que Daniel Paiola será o representante brasileiro na Rio 2016.
 
Ginástica de Trampolim
 
Esporte ligeiramente novo no calendário olímpico (estreou em Sydney 2000), a ginástica de trampolim também não tem muita visibilidade e investimento no Brasil. Ainda assim, em 2016, o país terá direito a uma vaga direta por ser país sede. 
 
Golfe
 
Esporte reestreante em Jogos Olímpicos, o golfe testará seu poder de fogo na Rio 2016. Depois de participações longínquas em Paris 1900 e Saint Louis 1904, o esporte teve poucos representantes, não sendo então uma exclusividade do Brasil nunca ter participado. 
 
Para se ter ideia, o golfe feminino teve apenas atletas americanas e francesas na disputa do torneio individual de 1900.
 
Rugby
 
Outro que vai debutar novamente na Rio 2016 é o rugby, versão com sete atletas em cada equipe (diferentemente do Mundial, em que 15 atletas entram em campo de cada lado). Presente em Paris 1900, Londres 1908, Antuérpia 1920 e Los Angeles 1924, a modalidade nunca contou com equipes brasileiras. 
 
O fato porém não era muito difícil, já que em nenhuma das ocasiões mais de três seleções estiveram na disputa. 
 
Hóquei sobre grama
 
Esporte desconhecido da maioria do público, o hóquei sobre grama teve um debute semelhante em Barcelona 1992 com a presença do Brasil. Foi o hóquei sobre patins. Na ocasião, a seleção masculina ficou em quinto lugar. 
 
Em 2016, porém, quando será disputado a versão sobre grama, o Brasil estreará com a equipe masculina apenas, já que a feminina não cumpriu determinados requisitos elencados pela federação internacional.
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curta - EA no Facebook