Brasileiros são recebidos na Vila Olímpica e rechaçam distrações

Atletas posam para foto na cerimônia de boas vindas na Vila Olímpica / Foto: Pascal Le Segretain / Getty Images

Rio de Janeiro - Neste domingo, a cinco dias da abertura oficial dos Jogos Olímpicos Rio 2016, foi realizada a cerimônia de boas vindas aos atletas brasileiros, cuja delegação, recorde, tem se instalado no local desde o último dia 24. 

Empolgados com a chance de disputar uma Olimpíada em casa, muitos deles também se enchem de adjetivos positivos para elogiar a Vila Olímpica, depois de uma série de reclamações que ganharam o mundo de algumas delegações estrangeiras, sobretudo a da Austrália, que acusou problemas elétricos, hidráulicos e, neste sábado, um princípio de incêncio seguindo do furto de dois notebooks. 

Pedro Henrique Gonçalves, o Pepe, atleta da canoagem slalom, disse com exclusividade ao EA que o clima olímpico está por todas as ruas da Vila e que é impossível não se contagiar. 

"Eu vim domingo passado, tem uma semana. O clima aqui é excepcional, único no mundo. Único lugar no mundo em que a gente tem várias crenças, religiões, tudo diferente, e todo mundo se respeita, se cumprimenta um ao outro. E é isso que a gente sempre procura para viver em harmonia, então eu acho que é um lugar perfeito. O clima olímpico já está pelas ruas olímpicas. Eu estou muito empolgado com esse momento da minha vida, e agora essa última semana eu espero concentrar bem para fazer uma boa prova", afirmou o atleta, que compete nos dias 07 e 10 de agosto, no Estádio de Canoagem Slalom, no Parque Radical, em Deodoro. 

Atletas posam para foto na cerimônia de boas vindas na Vila Olímpica / Foto: Pascal Le Segretain / Getty Images

Outro que gostou muito do que viu foi o goleiro do hóquei sobre a grama, Rodrigo Faustino. Em conversa com o EA, ele disse que o melhor é ver todos os países do mundo juntos. 

Questionado se os perigos que podem distrair um atleta na Vila podem o atingir, o atleta disse que o momento é único, mas não há deslumbramento.
 
"Foi bom que a gente chegou antes, já conheceu tudo e agora não tem mais o que ver, já está concentrado pros Jogos. A gente tem pouco tempo de folga, normalmente uma horinha só, e como a gente já está aqui há alguns dias, o que tinha para conhecer já conhecemos, então nosso foco é fazer uma boa competição dentro de casa, que acho que isso é mais importante do que essas outras distrações", declarou o jogador.
 
Pepe concorda e disse não se distrair facilmente. "Eu estou bem tranquilo, estou em um momento da minha vida em que eu preparei muito, imaginei muito estar aqui. Então nada está sendo deslumbrante pra mim, está sendo realmente um momento único, nenhum outro momento da minha vida se iguala a este, porém eu estou com os pés no chão, eu vim aqui para competir, tenho ciência disso, e se eu estou aqui na Vila Olímpica hoje é para eu ficar confortável e fazer uma boa prova", emenda. 

Para atleta da canoagem, há momentos específicos para isso. "Tem sim as áreas de convivência, de jogos, que a gente encontra outros atletas, mas a gente sempre tem que estar ciente do nosso principal objetivo aqui, que é competir", afirma. 

Atletas durante cerimônia de boas vindas na Vila Olímpica / Foto: Pascal Le Segretain / Getty Images

O canoísta, que tem em Arthur Zanetti um dos seus principais ídolos no esporte, teve o prazer de jantar na mesma mesa que ele, recentemente, durante sua estadia na Vila. 

"Um cara que fez tanto pelo Brasil já, um dos favoritos nesses Jogos, ter essa oportunidade também é ter esse momento único", finaliza Pepe. 

Rodrigo, que representará pela primeira vez o Brasil numa competição de hóquei sobre grama nas Olimpíadas, disse ser uma honra e espera poder deixar um legado para sua modalidade no país.

"É um prazer. Uma honra. É muito bom porque isso vai deixar um legado para depois das Olimpíadas, eu pretendo continuar divulgando o esporte, assim como tem dois jogadores aqui que começaram comigo na escolinha e hoje estão na seleção ao meu lado. Então esse é meu objetivo mais para frente deixar esse legado e usar isso, essa participação nas Olimpíadas, a favor do esporte, para melhorar a popularização", concluiu o jogador. 

Veja Também: 

 

 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curta - EA no Facebook