Cariocas preferem Cielo de porta-bandeira e apostam em Bolt

César Cielo, o preferido dos cariocas / Foto: Divulgação / CBDA

Rio de Janeiro – Uma pesquisa realizada pelo Laboratório de Práticas de Pesquisas do Centro Universitário UniCarioca, divulgada nesta quinta-feira, aponta que o nadador César Cielo é o preferido dos brasileiros para carregar a bandeira nacional na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos Rio 2016.
 
Em fase irregular, depois de voltar para casa no meio do Mundial de Esportes Aquáticos de Kazan, na Rússia, em agosto do ano passado, devido a uma lesão no ombro, o atleta ainda terá que buscar sua vaga olímpica no Troféu Maria Lenk, em abril – a última seletiva dos brasileiros na natação para as Olimpíadas.
 
Mesmo assim, o nadador campeão olímpico em Pequim 2008 foi o escolhido por 19% dos entrevistados, seguido de Arthur Zanetti, ouro nas argolas em Londres 2012, preferido de 14% dos cariocas que participaram da pesquisa. Giba, já aposentado e campeão olímpico em Atenas 2004, também foi lembrado, em terceiro lugar, com 11%.
 
Para além do top-3, Neymar (8%), Fabiana Murer (7%), Sarah Menezes (3%), Diego Hypolito e Isaquias Queiroz (1%) também foram lembrados. Os demais nomes citados pelos entrevistados correspondem, juntos, a 3% do total.
 
Nunca um atleta da natação carregou a bandeira do Brasil na abertura dos Jogos Olímpicos. Nas última quatro edições, Sandra Pires (vôlei, Sydney 2000), Torben Grael (vela, Atenas 2004), Robert Scheidt (vela, Pequim 2008) e Rodrigo Pessoa (hipismo, Londres 2012) foram os escolhidos pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB).
 
Perguntados sobre qual atleta brasileiro deverá ser o maior destaque da Rio 2016, Cielo e Zanetti também aparecem na frente, dessa vez com o ginasta à frente, com 26% dos votos. Cielo teve 24% das menções, enquanto Fabiana Murer teve 3%.
 
A natação é a modalidade que os cariocas mais apostam para trazer medalhas, com 25% dos votos, enquanto que o judô, que trouxe quatro pódio em Londres 2012, vem em segundo, com 23% das lembranças. Modalidade historicamente vitoriosa do Brasil, o vôlei fecha o top-3, com 20%.
 
No que tange aos atletas estrangeiros, não tem para ninguém: Bolt é o que mais deve se destacar na opinião de 41% dos cariocas. Michael Phelps, que busca um retorno triunfal depois de 22 medalhas olímpicas, foi citado por 8%, seguido do tenista espanhol Rafael Nadal, com 7%.
 
A pesquisa ouviu 1.144 pessoas, entre os dias 4 e 7 de dezembro de 2015.
 
Veja Também: 

 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curta - EA no Facebook