Carros, pessoas e odor: governo inicia campanha contra terrorismo nos Jogos

Governo federal teme ataque terrorista na Rio 2016 / Foto: Reprodução Youtube

Rio de Janeiro - A informação oficial é de que nenhuma ameaça de terrorismo nos Jogos Olímpicos foi, de fato, identificada. Ainda assim, o Ministério da Defesa resolveu lançar uma campanha sobre ameaças terroristas, alertando a população brasileira.

A iniciativa é parte do Plano de Sensibilização e Dissuasão a Ameaças Terroristas, executado pelo Ministério da Defesa em parceria com a Abin (Agência Brasileira de Inteligência) e com o Ministério da Justiça.

“É um material simples, que informa com clareza e sem alarde”, declara  o chefe da Assessoria especial para grandes eventos, general Felipe Linhares. O material conta com folders, cartazes e cartilhas, que serão distribuídos pelo Rio de Janeiro e em cidades que receberão os torneio de futebol dos Jogos Olímpicos.

No cartaz, a campanha alerta para pessoas, veículos e até odores suspeitos. "Fortes odores e substâncias estranhas no ambiente", "Sobrevoo de drones em áreas de aglomeração de pessoas", são algumas das mensagens. O cartaz termina com a frase: "Se você acha que algo é suspeito, é porque é suspeito"".

“Como o nosso país não tem tradição nesse tipo de ameaça, é preciso fazer com que as pessoas estejam mais atentas. A mensagem que queremos passar é: se você ficou desconfiado e achou a situação suspeita, é porque ela, de fato, é suspeita”, emendou o general Mauro Sinott.

Ao todo, a expectativa inicial era de que 700 mil turistas viriam ao Rio para a Olimpíada, além de 100 chefes de Estado e 12 mil atletas. Com o alarde feito depois do surto de zika, é possível que a estimativa do Ministério do Turismo tenha caído.

Quanto a ameaças terroristas, a última informação do Ministério da Defesa é de que o grupo Estado Islâmico preocupa sim, tendo até já sido identificado um grupo no telegram, aplicativo de troca de mensagens, em português, com materiais do EI.

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curta - EA no Facebook