Centro de Prevenção de Doenças teme preparo da feijoada nas Olimpíadas

Prato da culinária brasileira levanta preocupações no estrangeiro / Foto: Divulgação / Pinterest

Rio de Janeiro – Não são só as doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti que causam preocupação nas delegações estrangeiras que virão para os Jogos Rio 2016. Uma das recomendações do ECDC (Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças) diz respeito ao preparo da feijoada, um dos pratos típicos da culinária brasileira.

O instituto alerta para possíveis problemas gastrointestinais segundo o modo como a comida for preparada. “Servir-se de um prato com tipos variados de carne como a feijoada (prato típico brasileiro) e lasanha com o alimento em temperatura de 60º C ou mais”, pede o ECDC na segunda página do relatório.
 
O centro ainda pede que os atletas consumam água apenas mineral, compradas nas garrafinhas, gelos produzidos em fábricas e saladas com legumes e verduras higienizados e em temperatura inferior a 5º C.
 
Mesmo reconhecendo avanço do Brasil na higiene e preparo de alimentos e de água entre os anos de 2000 e 2013, o ECDC ressalta que o país ainda registra, em média, 665 casos por ano de doenças oriundas de alimentos mal conservados ou produzidos.
 

Veja Também: 

 

 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curta - EA no Facebook