Cidade Olímpica: Ponte Estaiada ganha asfalto

Ponte Estaiada / Foto: Cidade Olímpica

Rio de Janeiro - Quarenta e cinco metros de altura, 56 estais, 213 metros de comprimento e 500 toneladas de asfalto transportadas em mais de 20 caminhões.Em tudo os números da construção da ponte estaiada da Barra, que faz parte do futuro corredor Transcarioca, são condizentes com sua grandiosidade. 

Mesmo antes de pronta, ela já é uma atração a mais na paisagem local, “flutuando” sobre o rio Camori. E antes mesmo de receber os ônibus do BRT, será liberada para veículos, ligando as pistas laterais da Avenida Ayrton Senna.
 
Nesta primeira etapa, a estimativa da Secretaria Municipal de Transportes é que a ponte receba cerca de cinco mil veículos diariamente nos horários de pico. 
 
Para oferecer condições adequadas de tráfego, a “obra de arte” recebeu, recentemente, cerca de meio milhão de toneladas de asfalto, que serviram para a pavimentação das pistas destinadas aos carros. Anteriormente, as duas faixas que serão utilizadas pelos Ligeirões já haviam sido revestidas por concreto.
 
A diferença entre os pavimentos tem uma explicação técnica: por serem mais pesados, os ônibus do BRT precisam trafegar sobre material mais resistente e que ofereça maior durabilidade. Finalizada esta etapa, a ponte ainda passará pelos ajustes dos estais, parte delicada e fundamental para o sucesso da obra.
 
- Os ajustes são feitos em cada um dos cabos e só podem ser feito após a pavimentação, já que o peso do asfalto e do concreto poderia impactar nesta etapa do trabalho – explica Igor Oliveira, engenheiro responsável pela ponte.
 
Além de desafogar o tráfego na região, a ponte estaiada da Barra também será um cartão postal do bairro. À noite, ela receberá uma iluminação especial, composta por 184 projetores com LEDs de alta capacidade que possibilitarão a troca de cores em diferentes nuances. Outra boa notícia: este sistema proporcionará uma economia de 60% no consumo em relação às lâmpadas convencionais.

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curta - EA no Facebook