Cielo faz índice, mas está apenas em sétimo por vaga olímpica

César Cielo / Foto: Ricardo Bufolin / Getty Images

Rio de Janeiro – O nadador César Cielo finalmente conseguiu baixar seu tempo nos 100m livre e ultrapassar o índice olímpico necessário para conseguir a classificação para os Jogos Olímpicos.
 
Nesta segunda-feira, o brasileiro conseguiu registrar 48s97, apenas dois centésimos abaixo que o índice estabelecido pela FINA (Federação Internacional de Natação), de 48s99. Marcelo Chieriguini, melhor brasileiro na prova, tem 48s20.
 
O tempo de Cielo, porém, é maior que de outros seis atletas brasileiros, que detêm marcas melhores que a dele. Dessa forma, como o revezamento 4x100m historicamente é composto dos melhores tempos, Cielo ainda não está garantido nas Olimpíadas.
 
A convocação para os 100m livre olímpico, porém, não se dá pelos melhores tempos. Cabe à CBDA (Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos) definir os convocados, o que pode colocar Cielo na prova mesmo sem o melhor tempo. Apenas dois atletas por prova podem ser convocados.
 
Cielo desistiu de nadar a final dos 100m livre para se poupar para os 50m, na quarta. Segundo ele, este é seu foco.
 
"Vim com a expectativa de tentar fazer 48s. Saio um 48s97, que está dentro do que estávamos programando. Não treinei para essa prova, e para falar a verdade eu estava até um pouco ansioso para saber como ia ser", afirmou.
 
"Minha saída voltou a ser o que era antes. Estou mais confiante nos primeiros metros. Meu objetivo para quarta-feira é fazer 21s e ficar com a vaga. Estou me sentindo muito bem. Estou pronto para nadar bem e agora é só colocar em prova de uma forma boa", concluiu o nadador.
 
Veja Também: 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curta - EA no Facebook